Resgate de animais em Barão de Cocais zera atropelamentos e mortes

Nos últimos 12 meses, Município zerou registros de atropelamentos e mortes nas estradas envolvendo animais de médio e grande portes

Barão de Cocais é a única cidade na microrregião a manter empresa de resgate de animais de médio e grande portes abandonados ou soltos pela cidade. O resultado da iniciativa, após um ano de contrato com a Pet 4 Patas, é o fim dos atropelamentos, mortes, prejuízos e reclamações por invasões persistentes em propriedades privadas e particulares.

Empresa vencedora da licitação realiza todos os serviços

O serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e cabe a empresa operacionalizar o resgate, transporte, permanência, acolhimento, alimentação, cuidados com higiene, cuidado a saúde e segurança dos animais de médio e grande porte, no âmbito do território Municipal. Após capturados, eles são levados para uma fazenda de responsabilidade da empresa em Santa Bárbara.

O secretário de Meio Ambiente, Rafael Pereira (foto), conta que de maio de 2020 até agora, foram resgatados 60 equinos e um bovino. “É uma iniciativa que tem dado bons resultados, pois zeramos os acidentes envolvendo estes animais. Neste período, grande parte dos 61 animais retirados das ruas foi requerida pelos proprietários após pagarem multa. Atualmente estamos com seis animais aguardando o resgate de proprietários. Já estamos também discutindo parcerias com universidades de veterinária na região para doarmos os animais não resgatados pelos donos”, conta Rafael Pereira.

Registro de animais pelas ruas centrais da cidade

Para resgatar o animal, o proprietário tem que pagar para o Município uma multa única de 50 Unidades Fiscais do Estado (Ufir-MG), ou R$ 197,20 e aguardar de 1 a 2 dias até a conclusão do laudo técnico do médico veterinário, aplicação de devidos medicamentos e chipagem, feitos pela empresa, que recebe da Prefeitura R$ 21.400 por mês para realizar todo o serviço. A fiscalização do contrato é feita pela Secretaria de Meio Ambiente.