Região ‘usa Hospital Margarida’ mas não mostra interesse em participar do custeio

Reunião convocada pelo prefeito de Monlevade, Laércio Ribeiro, teve pouca adesão dos gestores das cidades que buscam atendimento na unidade

O prefeito de João Monlevade e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), Laércio Ribeiro (PT), convocou na tarde da última quarta-feira (1º de março) uma reunião na sede da entidade, com os prefeitos que integram o consórcio, gestores da saúde da região e membros do Conselho Municipal de Saúde de João Monlevade. Uma das pautas do encontro foi a discussão da situação do Hospital Margarida.

Na oportunidade, Laércio Ribeiro destacou a importância das tratativas sobre o atendimento de pacientes que não moram em João Monlevade e reforçou a importância da contribuição financeira por parte das demais prefeituras para o Margarida.

O prefeito também lamentou a pouca participação dos representantes convidados para a reunião. “Apenas quatro cidades [Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era] estão presentes. Seria uma boa oportunidade para que as cidades conhecessem e tirassem dúvidas sobre a realidade do hospital”, disse taxativo. A afirmativa do prefeito foi endossada pelo presidente do Conselho de Saúde, o médico Luiz Amaral, e pelos representantes do Margarida, que reforçaram a importância do diálogo e o repasse de dados sobre a unidade de saúde.

A secretária municipal de Saúde de João Monlevade, Raquel Paiva Drumond, também participou da reunião e apresentou dados e tabelas com a evolução dos atendimentos realizados pelo Hospital. Raquel fez uma apresentação completa sobre as capacidades de atendimento da unidade de saúde, principalmente relacionadas à natalidade, além de apresentar dados e tabelas com a evolução dos atendimentos. Raquel também apontou a necessidade do diálogo entre os municípios, os conselhos e o Hospital.

Também participaram do encontro o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de João Monlevade, vereador Revetrie Teixeira (MDB), e o vice-presidente e líder do prefeito no Legislativo, Belmar Diniz (PT).