Reconstrução de Santa Maria após tragédia é elogiada pelo MP e transforma cidade em exemplo, disse o prefeito

Em mais de uma hora de bate-papo, Reinaldo Santos ainda destacou as ações da saúde, da educação e o avanço da vacinação contra a Covid-19

Sete meses depois da tragédia das chuvas, o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (PSD), em entrevista à rádio Oriente, na quinta-feira (10), fez um balanço dos trabalhos realizados pela sua administração na reconstrução da cidade, castigada pela enchente do rio Jirau e pelo desabamento de encostas sobre casas em fevereiro deste ano e anunciou novas ações. A travessia entre as regiões ligadas pelo rio Jirau receberá investimentos nos próximos dias e o próprio manancial passa por limpeza e ações preventivas. O prefeito comemorou ainda a conquista de equipamentos para reforçar a Defesa Civil Municipal, que já está em endereço particular.

Entrada para o bairro Poção, o mais castigado

O desastre provocado pelas chuvas deixou na ocasião em torno de 130 pessoas desalojadas, sendo que muitas delas perderam tudo que tinham e vivem com a ajuda da Prefeitura. O bairro Poção foi o mais atingido e é também para onde a administração está direcionando maior parte dos recursos, segundo deixou claro em sua entrevista. Inclusive, Reinaldo Santos aproveitou para tranquilizar a comunidade, pois as vítimas continuarão recebendo assistência e a ajuda da Prefeitura, enquanto necessitarem.

Apesar da pressão e insatisfação dos mais críticos, na avaliação do prefeito, a recuperação de Santa Maria de Itabira em relação aos prejuízos provocados pelas chuvas de fevereiro supera as expectativas e a cidade virou referência. “Graças a Deus, nós fomos elogiados [pelo Ministério Público]. Eles querem até vir aqui e ver no que podemos servir de exemplo como modelo para lançar em outras cidades. Enquanto alguns criticam, a gente foi visto por um órgão tão sério que nos fiscaliza, que é o Ministério Público”, ressaltou o prefeito.

Reinaldo Santos evitou, entretanto, fazer projeções sobre a recuperação total da cidade. Ele foi enfático durante toda a sua fala, dizendo que se recusa a criar ilusões e prometer o que não pode cumprir. Para o prefeito, cabe também à população ter consciência dos estragos acontecidos, sem que houvesse um culpado. Mas afirma também que trabalho e esforços por parte dele e de sua equipe de governo, bem como dos servidores em geral, estão sendo empenhados ao máximo, visando tão somente a melhoria da vida da população e seu conforto.

A situação da ponte central é foco das principais reclamações da população. A estrutura liga a região do bairro Poção à área central. Apesar da pressão e cobrança e até mesmo da necessidade reconhecida por ele, o prefeito não arriscou prever uma data para a sua revitalização. Reinaldo Santos lembrou que a ponte foi condenada pela Defesa Civil ao ceder com as chuvas, fugindo, portanto, de sua competência liberá-la para tráfego, sem a devida reestruturação. A Prefeitura ainda não tem o valor total para a obra. Contudo, ele anunciou que o Município foi contemplado com um recurso estadual, destinado às cidades atingidas pelos impactos da mineração. Todo o valor foi reservado para a obra.

“As chuvas de fevereiro gastaram pouco tempo para causar um estrago enorme na cidade”, lembra o prefeito

Para atender a população, foi liberada, por meio de laudo técnico, a passagem de veículos com até 10 toneladas na ponte adicional que ligas as duas regiões. Caso fique comprovada a segurança da estrutura, a liberação será gradativa. Ele pediu paciência à população. “As chuvas de fevereiro gastaram pouco tempo para causar um estrago enorme na cidade, agora tem que ter um conhecimento que eu não vou conseguir, e ninguém vai conseguir refazer isso aí com o mesmo tempo que a chuva fez o desastre”, argumentou Reinaldo Santos.

Em mais de uma hora de bate-papo, o prefeito ainda destacou as ações da saúde, da educação e o avanço da vacinação contra a Covid-19. O município já vacinou 97% da população, sendo que 60% já receberam a segunda dose de imunizante.

O espaço ainda foi utilizado para fazer um agradecimento ao povo, colaboradores e aos apoiadores. Reinaldo Santos contou que a cidade está sendo reorganizada com a ajuda de empresários e moradores do município. Se não fosse com a ajuda de todos, incluindo de aliados políticos que estão garantindo recursos para a cidade, a Prefeitura não teria conseguido implementar a metade das ações realizadas até o momento. “Nós temos que agradecer todos os dias pelo carinho, pela dedicação e a vontade de jogar emenda na cidade”, disse, em agradecimento ao deputado federal Diego Andrade.