Projeto de Vigilância Colaborativa será estendido para mais cidades da 17ª Cia da PM

Prefeitos de João Monlevade e Alvinópolis se reúnem com comando da Polícia Militar para discutir ampliação da rede

22/01/2025 – Os prefeitos de João Monlevade, Dr. Láercio Ribeiro (PT), e de Alvinópolis, Lindouro Modesto Gomes (PT), estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (20) com o comando da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, formado pelo comandante Major Rodrigo Ferreira de Oliveira, o subcomandante Capitão Marlon Marçal Guimarães, e os tenentes Daniel Andrade e Willy Notelio Meira.

A pauta do encontro foi a ampliação do Projeto Vigilância Colaborativa para outras cidades sob a jurisdição da 17ª Cia. O projeto, que já apresenta resultados significativos na melhoria da segurança pública em João Monlevade, é caracterizado pela participação ativa do poder público e sociedade civil organizada em conjunto com as forças de segurança, utilizando tecnologias de ponta para monitoramento e prevenção de crimes.

Na reunião, foram apresentados os resultados obtidos por meio do Projeto de Vigilância Colaborativa e discutidas estratégias para a implementação do mesmo nos municípios vizinhos. O objetivo é formar uma espécie de “cinturão de segurança” com câmeras integradas em cidades da região do Médio Piracicaba.

“É importante expandir o Vigilância Colaborativa para todas as cidades da nossa região para reforçar a segurança dos moradores e também de quem está de passagem pelos municípios”, pontuou o prefeito Dr. Laércio.

Para a vice-prefeita de João Monlevade, Dorinha Machado (MDB), “a utilização das câmeras contribui para a melhoria das condições de trabalho dos policiais, que têm sido fundamentais para a promoção de um ambiente seguro para todos”.

Já o secretário de Planejamento de João Monlevade, Fabrício Lopes, lembrou que o município aderiu ao Projeto em julho de 2021. “Desde o primeiro momento tivemos bons resultados nos números de segurança. Hoje nossa cidade é uma das mais seguras da região e, com certeza, o investimento em câmeras de monitoramento contribui para reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de proteção entre a população”, ressaltou.

Após a reunião, os participantes conheceram a central de monitoramento da Polícia Militar onde, durante o período de 24 horas, policiais militares e operadores realizam a análise das imagens espalhadas por toda a cidade. A tecnologia conta, inclusive, com detecção de placas de veículos e rostos.

A reunião contou também com a presença do secretário de Administração de Alvinópolis, Dário de Ávila Oliveira.