Programa odontológico deve zerar demanda reprimida de cinco anos

Tratamento da atenção primária à especializada para a população são-gonçalense.

São Gonçalo do Rio Abaixo – Meta é zerar fila de espera e oferecer saúde bucal integral

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde, criou o programa Faz Bem Sorrir, que irá atender demanda reprimida de atendimento especializado no setor odontológico, existente desde 2017. A meta do programa é zerar a fila de espera de quem precisa de atendimento especializado e a partir daí gerar novos encaminhamentos.

A proposta está em desenvolvimento desde novembro do ano passado pela Prefeitura e Secretaria de Saúde que somaram esforços e querem oferecer saúde bucal integral aos munícipes. O critério fundamental para ter direito aos encaminhamentos é ser atendido na atenção básica do município. Assim, o cidadão terá direito a saúde bucal integral.

De acordo com a odontóloga, Carla Mafia de Castro, responsável pelo setor, são cerca de 600 pacientes com mais de 1200 procedimentos pendentes. A prefeitura já credenciou duas clínicas da cidade, as quais, receberam nos últimos dias 52 encaminhamentos de pessoas que aguardavam atenção especializada em saúde bucal. O credenciamento permanece aberto para outras clínicas interessadas.