Servidores e vereadores das câmaras de São Gonçalo e Barão de Cocais
Na manhã de quinta-feira (6), a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu o presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, João Lima (PSDB), e os servidores da Casa, que foram ao Legislativo são-gonçalense para conhecer o e-Prevenção, Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, adotado pela Controladoria Interna em 2021.
Durante o encontro, foram explicadas as mais recentes iniciativas da Câmara, como a adesão a criação do código de conduta ética para vereadores, servidores e prestadores de serviços, e da ouvidoria pública. Na mesma ocasião, o controlador interno, José Pedro da Silva Júnior, recebeu o controlador Evair Anderson da Silva, da Câmara Municipal de Itabira, que veio também à Casa Legislativa são-gonçalense para conhecer esse projeto.
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma proposta inovadora lançada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto visa auxiliar os gestores das organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e melhorarem os seus sistemas institucionais de prevenção.
Por meio de uma plataforma de autosserviço digital, o e-Prevenção, a controladoria interna avalia os possíveis pontos mais vulneráveis. Logo, com esse sistema de autosserviço em auditoria, a Câmara é capaz de implementar melhores mecanismos, internacionalmente adotados, de combate à corrupção e à fraude.
Recepcionados pelo Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), os cocaienses buscaram também mais informações a respeito do funcionamento da Escola do Legislativo e suas atividades, como o Parlamento Jovem, Câmara Mirim e Aprendiz Legal, como também sobre o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e o Procon.
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo têm sido uma referência na região com as suas atividades e serviços oferecidos à população. Além disso, a Casa do Legislativo são-gonçalense é uma das mais de 9 mil organizações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a aderir ao e-Prevenção.