Profissionais da saúde participam de capacitação sobre “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”

A capacitação dos profissionais foi parte das diversas atividades da atual administração em prol da prevenção ao suicídio no município

31/10/2024 – A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realizou na quarta-feira (30), durante todo o dia, a capacitação sobre “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”. O treinamento aconteceu no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e foi direcionado aos profissionais de enfermagem, da Atenção Primária em Saúde (APS) e aos agentes comunitários de Saúde (ACS).

 

Participaram do evento a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, a coordenadora de Saúde Mental do município, Eliana Ferreira Bicalho e a psiquiatra do município e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, além da coordenação da Atenção Primária em Saúde e servidores da Divisão de Saúde Mental.

 

A capacitação dos profissionais foi parte das diversas atividades da atual administração em prol da prevenção ao suicídio no município. Além da realização do I Simpósio Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, em setembro, também foram feitas reuniões para avaliação, debate, análise e encaminhamento de propostas do evento, como também foram debatidas propostas, ações, metas e planejamentos de trabalho de prevenção ao suicídio em João Monlevade.

Objetivos e ações

O objetivo do Executivo é que o assunto seja debatido durante todo o ano, indo além do já instituído “Setembro Amarelo” e que outras instituições e órgãos sejam convidados a discutir o tema, como as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, Vigilância em Saúde (Visa), Procuradoria Jurídica, órgãos de segurança pública, universidades, escolas, imprensa e outros.

 

A tribuna da Câmara Municipal também foi utilizada dias atrás pela secretária de Saúde, Raquel Drumond e pela psiquiatra Rosângela Ribeiro, para tratar do tema.

Outra proposta do Executivo é instituir o dia 10 de setembro como o Dia Municipal de Valorização da Vida, Prevenção ao Suicídio e Automatização. O Projeto de Lei para instituir a data oficialmente está sendo elaborado pelo Executivo e ainda não foi enviado para o Legislativo para apreciação e votação na Casa.