Mércia Cardoso também apontou desafios na educação, mencionando a dificuldade da APAE em contratar professores qualificados devido a recursos limitados
03/04/2025 – A presidente da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de João Monlevade, Mércia Cardoso, usou a tribuna da Câmara para falar sobre o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, destacando avanços e desafios enfrentados pela comunidade autista no município. Ela agradeceu os projetos aprovados pela Câmara em prol das pessoas com deficiência e ressaltou a importância de um olhar mais atento para essa população, que ainda enfrenta exclusão e dificuldades de acesso a serviços essenciais.
Mércia destacou que o aumento nos diagnósticos de autismo se deve ao avanço da ciência e que o diagnóstico não deve ser visto como um impedimento, mas como um caminho para melhores oportunidades. Além de ser presidente da Apae, Mércia contou que é mãe de uma criança autista, diagnosticada tardiamente. Ela abordou a dificuldade das famílias em acessar terapias e a escassez de profissionais especializados, enfrentada pela instituição, como terapeutas ocupacionais e psicólogos, devido à baixa oferta no mercado e à concorrência com salários mais altos em outras instituições.
Ela também apontou desafios na educação, mencionando a dificuldade da Apae em contratar professores qualificados devido a recursos limitados. Além disso, destacou a barreira financeira para fechar diagnósticos, já que avaliações especializadas podem custar mais de R$ 2.000, um valor inacessível para muitas famílias.
Por fim, Mércia chamou a atenção para o esgotamento físico e emocional das famílias, especialmente das mães solo, que enfrentam uma carga extra de trabalho e responsabilidade. Ela pediu mais ações concretas dos vereadores além das campanhas simbólicas, enfatizando que o autismo não deve ser romantizado, mas tratado com seriedade e compromisso por toda a sociedade.
Fala dos vereadores
Os parlamentares usaram a Tribuna para parabenizar Mércia pela manifestação. Eles destacaram o trabalho desenvolvido por ela na Apae e se colocaram à disposição para contribuir e buscar meios para a garantia dos direitos para as pessoas com deficiência e com o transtorno do espectro autista.
O presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), enfatizou os avanços na conscientização sobre o autismo, que antes era um tema pouco discutido, e elogiou o papel da Câmara Municipal na aprovação de leis que garantem equidade e direitos às pessoas com TEA. Linhares também citou medidas como o cordão de girassol e projetos na área da educação, destacando a necessidade de acompanhamento para garantir a implementação dessas iniciativas.