Prefeitura recorre ao Ministério Público para normalização do serviço da Copasa em Santa Maria

Moradores se unem para promover limpeza de casas e fachadas

A Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa-MG) começa a normalizar o serviço de abastecimento de água em Santa Maria de Itabira. Isso ocorre após a Prefeitura acionar o Ministério Público Estadual solicitando providências do órgão junto a Copasa, que se recusou a responder ofícios e não informar previsão de retorno do abastecimento aos moradores.

Veja ofícios: COPASAMINISTÉRIO PÚBLICO

  • Leia na íntegra nota da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria de Itabira enviou ofício a Copasa no dia 11 de janeiro solicitando previsão do retorno do abastecimento de água à população bem como o envio de caminhões pipa para suprir a demanda até que o fornecimento seja normalizado. Outro ofício foi encaminhado ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais solicitando providências do órgão junto a empresa, já que não houve nenhuma previsão de retorno do abastecimento. A Prefeitura também já solicitou inúmeras vezes a mudança do local de instalação da bomba de captação de água. A bomba que realiza a captação está instalada às margens do rio que corta a cidade e todo período chuvoso em que há o transbordamento o equipamento é atingido deixando a população sem água. A Prefeitura manteve o abastecimento do Hospital Padre Estevam, Posto de Saúde e abrigos utilizando caminhões pipa. Água mineral também foi distribuída a população pela Defesa Civil.

O abastecimento começou a ser normalizado na manhã de hoje, 12 de janeiro, mas a parte alta da cidade continua sem água. A Prefeitura pede para que a população faça o uso consciente para não prejudicar os moradores desses bairros.

Uma campanha para recebimento de doações foi iniciada na terça-feira. Os itens com demanda são: água mineral, materiais de limpeza e colchões de solteiro. As doações devem ser enviadas a sede da Defesa Civil na rua José da Silva Braga, no bairro Lambari, das 8 às 16h. A Prefeitura pede para que sejam enviados somente os itens com demanda para que não haja sobrecarregamento do espaço.

Matéria relacionada:

Santa Maria de Itabira substituirá Copasa