Trabalho dos alunos do Pedacinho do Céu retrata linha do tempo dos prefeitos e presidentes da Câmara
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), receberam na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Executivo, 60 alunos das turmas de 3° e 5° anos do Centro Educacional Pedacinho do Céu.
As crianças cantaram o Hino de João Monlevade e o Hino Nacional e apresentaram a exposição “Nossa História, nossas Memórias”, que está exposta no hall da Prefeitura. Os trabalhos, frutos da XII Feira Cultural Aquarela de João Monlevade – Nossa História, Nossas Memórias, que celebrou os 25 anos da escola, são alusivos à história do município.
Nas paredes do saguão de entrada da sede do Executivo, os estudantes expuseram desenhos das autoridades que conduziram os poderes Executivo e Legislativo desde à emancipação político-administrativa do município, em 1964.
Uma locomotiva com maquetes feitas pelos alunos carrega em cada vagão pontos históricos da cidade, como a Fazenda Solar, a Igreja São José Operário, as sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, Estádio Louis Ensch, Parque do Areão, Estação Rodoviária, Praça Sete de Setembro, Floresta Clube Henry Meyes, entre outros.
O projeto foi desenvolvido pelas crianças e suas famílias
A diretora do Pedacinho do Céu, Léia Espíndola, explicou que no ano passado foi feita uma retrospectiva sobre a história da cidade e da escola e, como presente para os 59 anos de João Monlevade, o material produzido pelos alunos foi repassado para a Prefeitura. “É uma exposição para que toda a população possa conhecer. O projeto foi desenvolvido pelas crianças e suas famílias, que contam em cada vagão do trem uma parte da história de João Monlevade ao longo da sua existência”, frisou.
Para o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, a visita e as apresentações foram muito ricas e demonstraram a importância de se valorizar a história do município entre as novas gerações. “É muito importante ver as crianças valorizando e enaltecendo a história da nossa cidade. Tenho certeza de que no futuro vocês estarão ocupando com cidadania e responsabilidade um lugar em nossa sociedade, seja no campo da política, da administração pública, na medicina, iniciativa privada ou em qualquer outra área. Quero ver todos aqui no ano que vem, para celebrarmos os 60 anos do nosso município”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes, parabenizou a iniciativa da escola e o trabalho executado pelos alunos. “É muito valoroso ver o interesse e a dedicação das crianças em relação à história do nosso município. Conscientizando as novas gerações sobre a importância de nossa memória, história e cultura é que vamos ter cidadãos que vão amar e cuidar com zelo de nossa cidade. Parabenizo a todos pelo projeto e agradeço a visita”, afirmou.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (União Brasil), o assessor de Governo, Gentil Bicalho, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o procurador jurídico, Hugo Martins, o secretário de Administração, Gilberto Barcelos, a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho, servidores e convidados.