A avenida Israel Pinheiro, acesso a cidade para quem vem de Guanhães, continua interditada
Servidores da Prefeitura de Santa Maria de Itabira continuam empenhados para garantir a segurança da população. Equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e Obras estão de plantão acompanhando todos os cenários.
As estradas de acesso às comunidades do Barro Preto e São Pedro foram liberadas já na tarde de domingo por meio de uma força tarefa montada pela Prefeitura. Máquinas e servidores atuaram durante todo o dia na limpeza das ruas dos bairros Lambari, Centro e vila Marília Costa.
A Cemig emitiu nota às 12h30 relatando que as vazões na PCH Dona Rita passaram de um patamar de 50 m³/s para 230 m³/s no início da madrugada de domingo. Às 22h de domingo, as vazões estavam em um patamar de cerca de 240 m³/s. O alto volume de água liberado na PCH Dona Rita eleva o nível do rio Tanque dificultando a vazão do rio Jirau e consequentemente o seu transbordamento.
A avenida Israel Pinheiro, acesso a cidade para quem vem de Guanhães, continua interditada. O acesso a cidade continua sendo pela rua Sebastião Bretas.
Cerca de 40 pessoas continuam desabrigadas, sendo acolhidas nos abrigos montados no Salão Paroquial e Escola Trajano Procópio.