Prefeitura é acusada de descaracterizar patrimônio tombado em São Sebastião

Piso de calçada portuguesa, da década de 1970, foi desmanchado

11/09/2024 – “Doeu a alma ver o trator descendo e danificando a escadaria da igreja, destruindo bancos, quebrando tudo, misericórdia, não estou acreditando, acabou com a frente da igreja, deu até dor no peito com tanta tristeza”. Este é um dos depoimentos em aplicativo de celular sobre a obra de revitalização da praça da Paróquia de São Sebastião, na região central de São Sebastião do Rio Preto. Pelas informações, tanto a Igreja como a praça e seus componentes, são bens públicos tombados devido a importância cultural para a cidade, portando, não devem sofrer modificações.

Como era o local antes das intervenções da Prefeitura

Após a chuva de críticas pela ação usando trator para remover o tradicional piso de calçada portuguesa, da década de 1970, e quebra dos bancos adornados, a Prefeitura paralisou a obra.

Bancos adornados destruídos

Pelas informações, o Conselho Municipal de Cultura não foi consultado e não teve acesso ao projeto de revitalização da praça, que mantém também uma Cruz das Santas Missões, quadros de mosaico e imagem do padroeiro São Sebastião.

Como está agora

Como está agora

A Câmara de Vereadores afirma que também não recebeu informações sobre as intervenções no local e devido a repercussão do caso, convocou uma reunião extraordinária para às 18h desta quarta-feira (11), para aprovar requerimento solicitando informações da Prefeitura e um possível convite ao prefeito Sebastião Expedito Quintão de Almeida (PSD) para devidas explicações.

Um dos vários depoimentos em aplicativos de celular

  • Com informações de Pretinho Almeida