Os focos do Aedes, na grande maioria, estão dentro das residências
Monitoramento recente registrou 172 casos e 102 tiveram resultados positivos para a doença
18/01/2024 – Santa Maria de Itabira terá mobilização preventiva contra o mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Obras, Educação, Esporte, Cultura e demais setores, alinhou detalhes para realização de um Mutirão de Combate à Dengue. A ação está prevista para acontecer a partir da próxima segunda-feira e tem como objetivo combater a infestação do mosquito Aedes aegypti.
Conforme o último monitoramento realizado pelo município, foram registrados 172 casos de dengue, sendo que 102 tiveram resultados positivos.
A ação inclui mutirão de limpeza e orientação aos moradores. Com o mutirão, a Prefeitura visa eliminar possíveis focos do mosquito, bem como conscientizar a população quanto aos perigos da doença, que pode até matar, e incentivá-los a fazerem sua parte no combate aos focos do Aedes, que, na grande maioria, estão dentro das residências.
“Não adianta a Prefeitura fazer o fumacê, os agentes de endemias visitar as casas, se a população não colaborar. A Secretaria de Saúde não limpa o quintal de ninguém, não é função da Secretaria de Saúde limpar o quintal dos outros. Não é função da Prefeitura cuidar da casa das pessoas. Quem tem que fazer isso é o morador”, explicou a secretária municipal de Saúde, Isabela Lott.
A mobilização irá abranger todo o município. Neste período que antecede a ação, os agentes de saúde estão visitando os moradores para informar sobre os trabalhos que serão realizados e orientando os procedimentos.
O mutirão consiste no recolhimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, visando a eliminação de focos de acúmulo de água, tais como: móveis velhos, garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, bidês, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões, sofás, sucatas, tudo que o morador não utiliza mais. Todos os materiais devem ser deixados na calçada.
O principal objetivo é levar ainda mais informação à população, chamar a atenção para os cuidados necessários contra o mosquito, além de mapear locais onde possam existir possíveis focos, para que o trabalho de eliminação seja realizado. Para a secretária de Saúde, este é um momento muito importante para conscientizar a comunidade. “A dengue é um problema de todos. “Esta ação complementa o que já vem sendo feito pela Vigilância Epidemiológica” afirma.
Isabela Lott destaca ainda que é importante que cada morador fique atento à data do mutirão, que terá calendário divulgado em breve, e retire todos potenciais acumuladores de água, para serem recolhidos.