Ponte de acesso a comunidade de Macacos é a última a ser recuperada
- O DIREITO DE IR E VIR E VOLTA ÀS AULAS GARANTIDOS
As fortes chuvas que caíram na região nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 danificaram pontes e estradas de Passabém, em alguns casos, foi necessário abrir vias alternativas para não deixar moradores ilhados.
Em busca de restabelecer os acessos no menor tempo possível, as secretarias de Obras e de Transportes da Prefeitura montaram força-tarefa, ampliando o uso de máquinas e material humano.
Após concluir as primeiras ações de recuperação entre dezembro e início de janeiro, no fim de semana dos dias 20 e 21 do último mês, um novo temporal atingiu a cidade, comprometendo, de forma mais grave, os acessos já recuperados.
Ponte danificada e recuperada após força das águas
Sem se abater, as equipes das duas secretarias, com apoio das demais secretarias do Governo Municipal, voltaram aos locais atingidos e reiniciaram os trabalhos.
Conforme balanço, apresentado nesta quarta-feira (1/2) pelo secretário de Transportes, vice-prefeito Kléber Batista Meireles “Bebinho” (Republicanos), os acessos com segurança às comunidades de Água Fria, Santana, Queixada, Limoeiro já estão restabelecidos e nesta semana, uma última porte destruída, de acesso a comunidade de Macacos, passa por manutenção.
Equipe não mediu esforços e hoje, 90% dos acessos com segurança já estão restabelecidos
“Foi muito triste ver boa parte dos serviços de restabelecimento dos acessos serem novamente levados pela força das águas. Mas graças a Deus voltamos com toda força e os acessos com segurança estão sendo devolvidos aos moradores das comunidades rurais.
Agora é dar sequência aos trabalhos de recuperação, com patrolamento (foto), de todas as estradas”, disse Kléber Batista.
Novas manilhas sendo colocadas
O prefeito Ronaldo Agapito de Sá (PL) visitou os locais danificados pela força das águas e determinou atenção especial aos trabalhos de recuperação. “Nos preocupamos em devolver os acessos, por isso pedi atenção especial aos serviços de recuperação. Mas veio um novo temporal e acabou trazendo novos estragos, não só em Passabém, mas também em centenas de cidades de Minas Gerais. Agora, com as voltas as aulas, fico mais tranquilo em saber que os acessos com segurança estão garantidos”, disse Ronaldo Sá.
A Secretaria de Obras segue com avaliações sobre a necessidade de reconstruções de cabeceiras e novas pontes.
Matéria relacionada:
Chuvas derrubam pontes e parte da quadra coberta em Passabém