Prefeitura de Barão apresenta números pós-enchente e cenário de guerra

FOTO: prefeito Décio Santos ao lado de secretários durante coletina

A Prefeitura de Barão de Cocais apresentou na tarde desta sexta-feira (31), números relativos aos estragos provocados pelas chuvas e enchente que castigaram a cidade nos dias 24 e 25 de janeiro.

VEJA ABAIXO

Em coletiva realizada no gabinete na tarde de terça-feira (27), o prefeito Décio Santos, ao lado de secretários de governo, fez um breve balanço dos estragos provocados pela enchente nos dias 24 e 25 de janeiro, que invadiu casas, empresas, cobriu carros, derrubou muros, casas, barrancos e danificou pontes e estradas. Em resposta às perdas de bens materiais e reconstruções imediatas, o prefeito destinará R$ 2 milhões do Orçamento municipal, sem, contudo, impactar outras ações da administração, garantiu Décio Santos. “Graças às ações de nossas secretarias e vários voluntários, conseguimos dar resposta rápida ao cenário de guerra que tínhamos em Barão de Cocais no último final de semana. Tiramos o grosso, mas tem muito trabalho para ser feito. Eu, pessoalmente, andei por toda a cidade e percebi que o cocaiense deu um show em superação, novamente. Era impossível não se sensibilizar”, disse Décio Santos, lembrando que sua família já passou por situações de enchentes, mas não tão pesadas como a deste ano.

Em números, foram atendidas de forma emergencial 163 pessoas, que até o dia 28 estavam em um abrigo montado na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, no bairro Viúva. No local, elas contam com alimentação, utensílios de higiene pessoal, roupas, colchões e profissionais de saúde e assistência social.
As chuvas que castigaram Barão de Cocais nos dias 23, 24 e 25 foram as mais intensas na história recente do município, superando a famosa enchente de 1979, que causou inúmeros prejuízos por toda Minas Gerais.
Um levantamento mais detalhado ainda estava sendo feito com visitas em todas as casas por agentes da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Saúde e Ação Social.

Onde serão aplicados os R$ 2 milhões
· Intervenções emergenciais em residências danificadas
· Reparação de perdas materiais essenciais
· Restauração de vias públicas e acessos danificados
· Recuperação de estradas rurais, buscando também apoio da iniciativa privada
· Manutenção e garantia dos itens de necessidades básicas, atualmente já em distribuição.
O pacote de ações envolve as secretarias de Assistência Social, Obras e Saneamento, Saúde e Meio Ambiente. Para a secretária de Assistência Social, Raíssa Andrade, as ações “serão essenciais para o início de uma reconstrução e retomada para as famílias atingidas”.
O prefeito Décio dos Santos destaca que os valores são iniciais e que, paralelamente, a administração estará em contato com os governos Estadual e Federal, além da iniciativa privada, para a conquista de mais recursos no combate ao cenário pós-enchente.
Segundo o prefeito, o objetivo é dar uma resposta à altura de mais esse desafio imposto a Barão de Cocais, sem qualquer prejuízo aos outros setores. Para ele, o pacote de ações conta com o planejamento responsável e a disponibilização de recursos para a recuperação dos danos ao município.

Quais ações já foram realizadas
Desde o último sábado (25), a Prefeitura de Barão de Cocais já vem atuando emergencialmente no intuito de minimizar os danos sofridos. Foram disponibilizados caminhões-pipa para a limpeza das áreas inundadas, fornecimento de água mineral para consumo e alimentação, além de kits com material de limpeza e de higiene pessoal.

Para a limpeza da cidade, a Prefeitura contou com a parceira das empresas GSM, Gerdau, Damascena, Vale, AngloGold, Pedreira Um, Layne, Rubfer e MR Mineração.
Contando com a solidariedade dos cocaienses, grande quantidade de roupas e outros itens também puderam ser coletados para distribuição às famílias atingidas. O Executivo tem disponibilizado ainda caminhão para a coleta de entulhos.

Técnicos da Secretaria de Assistência Social já estão realizando visitas domiciliares nas regiões atingidas para identificação dos moradores e mapeamento de danos e necessidades básicas. De forma paralela, a Defesa Civil Municipal permanece realizando vistorias e concluindo o levantamento das residências e áreas atingidas, garantindo qualquer apoio emergencial necessário aos moradores.
De acordo com o prefeito Décio dos Santos, o trabalho executado pela Assistência Social e Defesa Civil “é de importância crucial para a aplicação objetiva e criteriosa dos recursos destinados pelo pacote de ações”.

Saúde
Todas as ações para evitar surtos de doenças pós-enchente estão sendo tomadas, principalmente em relação à limpeza das casas, com água sanitária e caixas d’água, com hipoclorito de 2,5, que já estão sendo entregues. 11 caminhões-pipa auxiliam na limpeza.

Animais peçonhentos
A dica é manter o ambiente limpo e em caso de registro, principalmente escorpiões, acionar a vigilância epidemiológica (3837-7645).

Carnaval
Segundo Décio Santos, a programação do Carnaval e das festas tradicionais em Barão de Cocais será toda mantida, isso devido a contratos assinados anteriormente com bandas e empresas de estruturas. Ele garantiu que os eventos não comprometerão as ações de recuperação da cidade.

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA (30) DO FOLHA POPULAR