A Prefeitura de Catas Altas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem buscado incessantemente a melhor forma de manter a cidade limpa. Na quinta-feira, 21, iniciaram os testes com uma capinadeira elétrica.
Considerado uma solução ambientalmente correta, por não utilizar herbicidas ou agentes químicos, o inovador equipamento funciona liberando descargas elétricas controladas que atingem a raiz das plantas, eliminando-as completamente.
Os testes estão sendo realizados com uma capinadeira elétrica manual, para compreender o funcionamento da tecnologia e avaliar na prática os resultados. Posteriormente, a ideia é fazer a aquisição de um maquinário que é acoplado em um trator de pequeno porte e converte a energia mecânica em energia elétrica, possibilitando uma limpeza mais rápida e eficaz.
“A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está empenhada em buscar a solução que seja mais correta e viável para otimizar a limpeza urbana, de forma mais precisa em relação à capina”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ronaldo Bento.