Prefeito Ronaldo Sá (1º a esq.) ao lado dos prefeitos de Ferros (Raimundo de Menezes) e de Santa Maria (Reinaldo das Dores); cidades que também vão aderir ao Samu Regional
O prefeito de Passabém, Ronaldo Agapito de Sá, ratificou o protocolo de intenções do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi) para o gerenciamento dos serviços de urgência e emergência do Samu 192 Regional (Cisurg – Médio Piracicaba). Com isso, fica permitida a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município.
Conforme o documento assinado, o serviço implantado em Passabém será uma extensão do Samu de Itabira, que passa a ser regional e fará a regulação. Passabém estará entre as 27 cidades a serem atendidas pela macrorregional de Itabira do Samu.
De acordo com as diretrizes do consórcio intermunicipal de saúde do Samu, quando o cidadão de Passabém acionar o Samu pelo 192, a ligação será atendida por uma base em Itabira, que encaminhará as solicitações para a unidade mais próxima.
Já Itabira, com a expansão do serviço, que passa a ser regional, deverá contar com uma frota maior de ambulâncias, mais médicos e outros profissionais da saúde para atender a toda região.
O município associado deverá contar com unidades de atendimento simples e avançada, conforme necessidade. A unidade simples contará com motorista e técnico de enfermagem. Já a unidade avançada contará com motorista, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico.
O serviço passará a ser oferecido em breve.