Prefeito aguarda pagamento de convênio para levar transporte escolar noturno a alunos da zona rural

O presidente da Câmara Municipal, Jair Lage (centro), enviou ofício ao prefeito Reinaldo Santos, que informou a aquisição de três ônibus

Estudantes de Santa Maria de Itabira que residem na zona rural da cidade e estão matriculados em cursos superiores ou técnicos em Itabira, deverão ter o transporte escolar público estendido até à comunidade que residem. O prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSB), anunciou que o Município está aguardando o recebimento de recursos provenientes de convênio com o Governo Estadual, para aquisição de novos veículos para reforçar a frota de escolares para atender os jovens da cidade que estudam fora.

Em resposta a ofício encaminhado ao Executivo pelo presidente da Câmara Municipal, Jair Lino de Carvalho Lage (Cidadania), o prefeito informou que o Município deverá receber recursos, por meio do convênio estadual de nº 1261001070/2022, para aquisição de três ônibus, sendo dois com 45 lugares e um com 30) e uma van com 15 lugares. A compra dos veículos só está dependendo do pagamento do convênio pelo Governo Estadual. A intenção é atender todas as comunidades.

Segundo Reinaldo Santos, o convênio é resultado de articulações feitas pelo Governo Municipal com deputados estaduais e federais, que ficaram sensibilizados com a situação dos estudantes da cidade que precisam se deslocar de Santa Maria de Itabira para conseguirem se capacitar em cursos técnicos e de graduação em Itabira. O problema, bem como a reivindicação pelo transporte, é antigo, estando a Prefeitura ciente e comprometida com uma solução.

“Já é de nossa plena ciência a necessidade dos alunos, inclusive, temos buscado o apoio de nossas bases na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, há alguns anos, visando a ampliação de nossa frota de transporte escolar, de tal forma que nos possibilitasse expandir a oferta de transporte diário já oferecida com saída do Centro da cidade em dois horários. Assim, poderíamos passar a oferecer nova opção aos estudantes moradores da região do Barro Preto, Taquaril, Chaves e também aos que residem na parte norte da zona urbana, facilitando com a proximidade no embarque e desembarque mais próximos de suas casas”, escreveu o prefeito no ofício-resposta.

O prefeito diz ainda no documento, que sua gestão vem se esforçando e inclusive vem dobrando a capacidade de atendimento aos alunos de cursos noturnos desde 2017. Ele é a favor, conforme destaca, da capacitação dos jovens, por meio dos estudos.

Falta de transporte dificulta formação acadêmica

No ofício enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal solicita ao prefeito em nome de moradores, o estendimento do fornecimento de transporte escolar para que os moradores da comunidade do Barro Preto que estudam à noite em Itabira sejam buscados e deixados mais próximos de suas casas.

O serviço atual disponibilizado garante o translado dos estudantes apenas entre o Centro da cidade até as escolas de Itabira. Os alunos matriculados em cursos profissionalizantes ou faculdades que moram afastados da região central, fazem o restante do percurso por conta própria.

Para o vereador, a falta de um transporte mais completo está inviabilizando e comprometendo a formação acadêmica dos moradores da comunidade que buscam se capacitar por meio da formação acadêmica.

“A falta de condução da comunidade até o Centro da cidade e vice-versa, está dificultando o acesso ao ensino superior dos estudantes, uma vez que, se tornam onerosos os gastos com combustível e até mesmo com táxi, além do risco que enfrentam em veículos particulares devido ao horário noturno e considerando que a ausência de movimentação e segurança no percurso até a comunidade do Barro Preto”.

Matéria publicada na edição 759 do Folha Popular