Jair Lino, autor do projeto, ao lado dos colegas que aprovaram a sugestão por unanimidade
Homenageado foi vereador e morreu em ato heroico na tragédia das chuvas de 2021
22/11/2024 – O Plenário da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira aprovou em sessão extraordinária, em única votação, o Projeto de Lei 26/2024, de autoria do presidente da mesa diretora, Jair Lino Carvalho Lage, que dá o nome de Nivaldo Gonçalves à nova ponte que dá acesso aos bairros Poção Conselho.
Com a escolha do nome, o Município presta uma homenagem póstuma a um cidadão que perdeu a vida em verdadeiro ato heroico em um dos momentos mais trágicos da cidade.
Nivaldo Gonçalves, que também foi vereador na cidade e considerado homem de reputação inabalável, morreu tentando salvar duas de suas filhas durante a tragédia provocada pelo forte temporal que caiu sobre Santa Maria de Itabira, causando destruição em fevereiro de 2021. Ele não conseguiu, mas tentou até o último suspiro.
No bairro Poção, foram registradas seis mortes, sendo três de sua família.
O ato de heroísmo, somado a conduta de vida que sempre teve na cidade, foram motivos preponderantes na indicação da homenagem. O projeto recebeu votação unânime dos vereadores.
- Nivaldo Gonçalves
Nascido em 22 de fevereiro de 1943, Nivaldo Gonçalves começou sua trajetória como ajudante de caminhão, passando por diversas funções, como trocador de ônibus e motorista na Vale do Rio Doce. Com esforço e dedicação, adquiriu seu próprio caminhão e se tornou independente.
Morador do bairro Poção, onde ajudou sua mãe a criar duas irmãs, Nivaldo era conhecido por sua alegria, extroversão e generosidade.
Gostava de resolver todos os problemas através do diálogo. A mesma técnica foi utilizada para educar os filhos e netos. Estava sempre sorrindo, de bem com a vida. Todos ao seu redor o admiravam. Apesar das dificuldades que encontrou durante a sua vida, viveu intensamente, fazendo sempre o que mais gostava.
A inauguração dessa nova ponte acontece nesta sexta-feira (22), em solenidade a partir das 16h.