A prefeita Cleidileny Chaves disse que a obra resolve problema de cinco décadas
- CABEÇA DE BOI
O MUNICÍPIO ESTÁ CUSTEANDO TODA A OBRA DE FUNDAÇÃO, SENDO QUE JÁ FORAM REALIZADOS CINCO METROS DE ESTACA ABAIXO DA TERRA
23/02/2025 – O Complexo do Intancado, de Poços e a comunidade de Cabeça de Boi serão interligados por meio de uma ponte. A obra, sonhada há cerca de cinquenta anos, principalmente pelos moradores que residem além do rio Preto, nas proximidades da nascente do curso d’água, já se encontra em estágio avançado.
Com investimentos de R$ 650 mil, de recursos próprios da Prefeitura de Itambé do Mato Dentro, a ponte é considerada uma das mais importantes obras para a melhoria da qualidade de vida na região.
De acordo com a prefeita Cleidileny Aparecida Chaves (PP), por pelo menos cinco décadas os moradores do povoado da Cabeça de Boi enfrentam dificuldades em períodos chuvosos para acessar os serviços de saúde e outros da cidade devido à falta de uma estrutura segura de travessia.
Cachoeiras; belezas naturais existentes na região
“Vários moradores que moram depois do rio por diversas vezes ficam ilhados. Temos história de vida de pessoas que tiveram problemas seríssimos de saúde lá, de criança até que teve que passar o rio carregada porque não tinha jeito de atravessar. Carro não vai, veículo pequeno não vai. Então são famílias que ficam ilhadas mesmo, sem comunicação social com nada”.
Com a nova estrutura em construção e projetada para durar por longo período, a prefeita defende que os moradores terão a garantia de que não passarão pelos mesmos problemas do passado.
A ponte também vai preencher uma lacuna que estava faltando no reforço ao turismo local. “Após o rio, tem várias cachoeiras que vão incrementar o turismo. Nós temos vários turistas que vêm pra cidade e para o próprio povoado Cabeça de Boi, às vezes, não conseguem acesso a essas cachoeiras maravilhosas que nós temos, às vezes, porque o rio sobe um pouquinho com a chuva e não consegue passar. Se passar, corre o risco de não conseguir voltar”.
O Município está custeando toda a obra de fundação, sendo que já foram realizados cinco metros de estaca abaixo da terra. Segundo a prefeita, a informação técnica é de que tem furos passando de três metros dentro da rocha.
Toda a obra foi iniciada há cerca de três meses e tem previsão de entrega entre os próximos três ou quatro meses.
Com a base concluída, serão instaladas as vigas, essas financiadas pelo Estado. Os valores desses dispositivos, entretanto, não foram informados.
A ponte é composta de base de concreto, tubos de aço corrugado e tem extensão de 18 metros de comprimento.
- A secretária de Cultura Luciana Mara Duarte Simões, disse que o vilarejo de Cabeça de Boi é conhecido por suas paisagens deslumbrantes, cachoeiras e ambiente tranquilo, perfeito para quem busca contato com a natureza e que a construção da ponte vai trazer vários benefícios para o turismo da região
Matéria publicada na edição 824 do Folha Popular