Levantamento inédito foi feito no mês de julho pelo Data MG
13/08/2024 – Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Data MG no mês de julho, aponta que 66% dos entrevistados disseram, de forma espontânea, que a mineração faz mais bem do que mal para Barão de Cocais. Outros 27% tiveram resposta contrária, apontando os prejuízos da atividade ao informar que ela faz mais mal do que bem. Apenas 7% não responderam o questionamento.
A pesquisa quis saber também qual a empresa mineradora faz mais bem à cidade e qual faz mais mal.
Quatro nomes foram lembrados pelos entrevistados; a Vale, MR, GSM e Bassari. A Vale obteve a maioria dos votos nas duas perguntas. A mineradora itabirana com atuação em Barão de Cocais recebeu 43% dos votos favoráveis, ou seja, quase metade dos entrevistados reconhecem a empresa como necessária, que faz mais bem e ficou com 13% dos votos dados à pergunta posterior que coloca a empresa como ruim para o Município.
Das mineradoras que também fazem mais bem estão a MR (17%), GSM (9%), Bassari (1%), outras (1%), todas (3%), não sabem ou não responderam (26%).
Até mesmo a Gerdau que fechou suas portas de surpresa na cidade, deixando mais de 400 trabalhadores em casa, até definições trabalhistas, recebeu menos votos que a Vale na pergunta que pediu para apontar a mineradora que mais faz mal para o município. Em compensação, 56% não sabem ou não quiseram responder.
A diferença de pontuação foi de 5% entre as duas empresas. A Vale obteve 13% dos votos e a Gerdau 8%. O restante dos votos foi distribuído entre a Bassari (3%), MR (1%) GSM (1%), Todas (1%) e Não sabe ou não respondeu (56%).
Realizada por meio de amostra, a pesquisa entrevistou 300 pessoas, no período de 4 a 6 de julho. A margem de erro, segundo informou o instituto, é de 5,5% com intervalo de confiança de 95%.
Do público entrevistado, 53% são mulheres e 47, homens.