Persistência e união evitam fechamento do hospital de Passabém

Em oito anos o Hospital São José passou por grandes transformações

02/10/2024 – O Hospital São José, de Passabém, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (Fumusa) de Passabém, foi ampliado em 1º de junho de 1985, na gestão do ex-prefeito José Miguel de Sá.

Vinte e um anos depois, em 2016, a unidade de saúde atingiu seu pior estágio, sendo entregue pelo grupo político que administrou o Município no período 2009/2016 em estado de total abandono.

Além do telhado com vários vazamentos, a estrutura física, os equipamentos e veículos foram entregues sucateados. A equipe não tinha mais motivação para o trabalho.

Por persistência, o governo 2017/2024 determinou que o desafio era resgatar o hospital, que faz parte da história da cidade.

  • COMO ESTAVA EM 2017

Nos últimos oito anos, as mudanças são facilmente percebidas, graças à revisão do repasse da Prefeitura, hoje perto de R$ 2 milhões por ano, e celebração de convênios, possibilitando um atendimento digno à população.

  • UMA NOVA REALIDADE

Mesmo em uma cidade com pouco mais de 1.600 habitantes, o Hospital São José está preparado para atender com agilidade e eficácia diversas enfermidades, graças a sua estrutura, que está em constante transformação.

  • UMA NOVA REALIDADE

Com nova e dedicada diretoria, as mudanças começaram pela reforma e ampliação da estrutura física e reparo do telhado. Logo após, foram reformuladas e criadas sala de emergência; sala de raio-X digital, com dois radiologistas plantonistas; nova cozinha; reformulação da farmácia, com disponibilidade de diversos medicamentos; laboratório anexo ao hospital com oferta de vários exames; consultório médico; salas de atendimento e curativo; compra de novos aparelhos, camas, macas, insumos e veículos zero km, com recursos municipais e convênios.

  • HOSPITAL EM NÚMEROS

A reestruturação contou ainda com a criação e manutenção de equipe de enfermeiros, médicos plantonistas, equipe de cozinha e limpeza, recepcionista, farmacêutico, técnico de análises clínicas, contador, profissional administrativo e provedor. No total, a unidade de saúde tem plantão 24h por dia e 32 colaboradores.

  • ATENDIMENTO REGIONAL

Graças às ações que evitaram a extinção do Hospital São José, a unidade passou a ser referência também para os moradores das cidades de Itambé do Mato Dentro, São Sebastião do Rio Preto e Santo Antônio do Rio Abaixo, acolhendo e suprindo casos de média e baixa complexidade.

  • NOVOS DESAFIOS

Segundo informações, o Hospital São José poderia estar ainda melhor, mas devido à falta de prestação de contas de grupos do passado, a unidade de saúde segue lutando para vencer este outro desafio.