Região central de Passabém: até o momento, 12 casos da doença foram notificados e confirmados na cidade
01/02/2024 – Na próxima semana, de 6 a 15 de fevereiro, a Prefeitura de Passabém vai realizar uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti eliminando possíveis criadouros em residências, comércios e bairros. A medida tem como objetivo orientar e mobilizar a população sobre os cuidados com a doença e evitar a proliferação do mosquito transmissor.
De acordo com a vigilância epidemiológica, a ação será realizada por meio de mutirão e será estendido por todos os bairros e comunidades do Município. Para melhor atender a todos, a ação seguirá um calendário especial. Antes, agentes públicos passarão informando a data e repassando orientações específicas para colocação do lixo para fora. A principal orientação é sobre a data de recolhimento na rua. Todos deverão ficar atentos à data quando deverão colocar para fora da residência um dia antes lixo, entulho e materiais inservíveis.
Cartazes também estão sendo afixados em pontos estratégicos ao longo da cidade com as informações. “Limpe seu quintal ou lote e coloque para fora da sua casa um dia antes da data programada para seu bairro, todo lixo ou entulho que possa acumular água” diz um trecho do cartaz.
No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) (o primeiro de 2024), quando os agentes percorreram bairros da cidade, vistoriando domicílios, foram feitos todos os registrados sobre a atual situação da dengue no município.
Até o momento, 12 casos da doença foram notificados e confirmados na cidade. “O número de casos de dengue é elevado para o tamanho da população” disse Yasmin Meira, da Secretaria de Saúde.
Passabém tem uma população de 1,6 mil pessoas residentes.
A Secretaria de Saúde trabalha com o princípio de que é preciso que haja mobilização. Esse trabalho só dará resultados com a ajuda da população
Além de fazer suas partes, mantendo seus quintais limpos, é preciso que a população permita o ingresso dos agentes de endemias nas residências.
Servidores da Vigilância Epidemiológica farão visitas em todas as residências levando orientações e para estimular a população a intensificar as ações no combate ao mosquito.
As orientações e o mutirão também já estão sendo divulgados através das redes sociais da Prefeitura com dicas e ações necessárias, além de orientações sobre como se proteger neste verão estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura nas redes sociais oficiais e aqui.