Chefe de enfermagem da UBS de Passabém, Viviane Sá, sendo vacinada pela colega Gabriela
Ronaldo Sá visita governador e cobra liberação de convênios
Com a chegada ao Estado de mais 190.500 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, produzidos no Instituto Serum, na Índia, no domingo (24), e de mais um lote de 87,6 mil doses da CoronaVac, desenvolvidas pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac, na segunda-feira (25), Passabém e municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS), sede em Itabira, responsável por 25 cidades da microrregião, receberão novas remessas de vacina nas próximas semanas.
A distribuição para as regionais de saúde vai acontecer assim que forem avaliadas as necessidades de cada município.
No dia 18, Minas Gerais recebeu o primeiro lote da CoronaVac, com 577.480 doses, as quais foram imediatamente disponibilizadas às gerências de saúde para distribuição.
Estas doses foram retiradas na GRS pelas secretarias de Saúde de cada município e transportadas para as cidades sob escolta policial.
Em linhas gerais, por causa da escassez de vacinas, os governos estão imunizando atualmente os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o coronavírus, idosos que vivem em asilos e indígenas que vivem em aldeias.
Não há estimativa de quando a vacinação será estendida para outros grupos, como idosos que não vivem em asilos e pessoas com comorbidades, como diabetes e doenças cardíacas. Isso pode demorar semanas ou meses, a depender do estoque das vacinas. No Primeiro lote da vacina CononaVac, foram distribuídas 6 milhões de dose. Nesta semana, outras 6,8 milhões de doses foram liberadas para distribuição.
Conforme a secretária municipal de Saúde de Passabém, Tamara Assis, a chegada do imunizante não significa início de uma campanha em massa devido à quantidade, que é muito pequena.
“É importante lembrar que as doses chegarão aos poucos e, portanto, serão aplicadas de acordo com o Plano Nacional de Imunização e, assim, cada fase terá um público-alvo diferente”, diz.
Nesta primeira fase, foram vacinados os profissionais de saúde do município, envolvidos diretamente na atenção dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
“A vacina chegou, mas os cuidados contra o vírus não podem ir embora. As medidas de prevenção contra o coronavírus precisam ser continuadas por mais alguns meses até que a vacinação atinja uma porcentagem significativa da população, mesmo aqueles que forem vacinados. Então, ainda é muito importante usar corretamente a máscara (cobrindo nariz e boca), higienizar frequente as mãos, com água e sabão, ou quando não for possível, com álcool 70%, e manter o distanciamento de outras pessoas”, alerta Tamara Assis.
Ronaldo Sá visita governador e cobra liberação de convênios
Deputado Tito Torres, governador Romeu Zema e o prefeito Ronaldo Sá
Além de tratar de questões relacionadas à saúde pública em razão da pandemia da Covid-19, o prefeito de Passabém, Ronaldo Agapito de Sá (PL), esteve na sede do Governo de Minas, na segunda-feira (25) e cobrou do governador Romeu Zema (Novo) liberação de convênios para ações e obras na cidade. Acompanhado do deputado Tito Torres (PSDB), ele destacou os problemas gerados pelas fortes chuvas que castigaram a cidade nos últimos anos, destruindo pontes e estradas.
- Matéria publicada na edição 726 (28/1/2021) do Folha Popular