Com a aprovação do projeto será destinado recursos para o fortalecimento do turismo, conscientização ambiental e para a geração de emprego e renda para o Município.
Ontem dia 2 de dezembro, a Prefeitura de Santa Bárbara assinou um Termo de Colaboração com o Santuário do Caraça. O poder público fará repasses mensais a instituição, com o objetivo de reforçar a proteção ao patrimônio natural, apoiar o desenvolvimento do turismo e gerar mais emprego e renda para o Município.
Participaram da elaboração dos termos e diretrizes do projeto a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação e a Secretaria de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes. O Termo de Colaboração foi assinado pelo Chefe do Executivo e pelo Padre Luís Carlos Vale Fundão, Diretor Administrativo do Santuário do Caraça.
O plano tem como finalidade a geração de inúmeros benefícios para os setores econômicos, ambientais e turísticos. Confira abaixo as ações:
• Manutenção e funcionamento do Santuário do Caraça;
• Realizar de forma compartilhada atividades de educação ambiental;
• Disponibilizar serviço de Brigada de Incêndio para cobertura do Parque Recanto Verde e Mata do bairro São Bernardo e Área de Preservação Privada;
• Promover ações de educação ambiental junto a crianças e jovens da rede Municipal, recebendo três mil e seiscentos alunos;
• Ocupação do Museu Antoniano por meio da exposição de relíquias do Acervo do Museu Caraça e utilização do mesmo como ponto comercial para a venda de produtos alimentícios artesanais produzidos pelo Santuário do Caraça entre outros produtos “Entre Serras”.
• Promover capacitação de pessoal e fornecer insumos necessários para realização de resgate e encaminhamento de animais silvestres;
• Recuperação de 15 postos de trabalho perdidos durante a pandemia, com contratação nas normas trabalhistas vigentes e em contratos por prazo indeterminado, além da geração de mais dois postos de trabalho.
O Santuário do Caraça recebe, em média, 70.000 visitantes por ano, sendo considerada uma das Unidades de Conservação mais importantes do Estado de Minas Gerais. Por isso, a Prefeitura enxerga a região como um dos pontos estratégicos para a defesa do meio ambiente e desenvolvimento econômico por meio do turismo.
O Termo de Colaboração tem duração de um ano, ao todo serão investidos mais de R$ 1.246,575,88. A parceria foi realizada com base na Lei Municipal n° 1982/2020 art. 4°, incisos IV e V, que prevê a ampliação, proteção e recuperação do patrimônio ambiental e cultural do município, através de parcerias no setor público e no setor privado.
Gestão 5.0. Esta é mais uma ação envolvendo o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0.
ODS. Essa ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente aos de números 8, Trabalho Descente e Crescimento Econômico e a número 11 Cidades e Comunidades Responsáveis.