Graças a uma ação conjunta entre a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Santa Maria de Itabira, cerca de 20 famílias da comunidade rural do Baú passam a ter acesso garantido com a obra de calçamento do Morro do Angelim, local que ficava intransponível em períodos de seca ou chuva.
Conforme contaram os moradores, antes da obra, as crianças tinham que andar muito para embarcar nos escolares, que não subiam o morro. Entregas de compras diversas muitas vezes não eram feitas devido à situação do local, que é bem íngreme.
O serviço, executado pela Prefeitura, aconteceu após solicitação dos vereadores, Geraldo Alves “Lau” (Pros), presidente da Câmara, e João Cornélio Filho “Nonoca” (PDT), que foram até o prefeito Reinaldo Santos (Pros), solicitar a obra.
A título de ajuda, a Câmara repassou, com aval de todos os vereadores, R$ 30 mil de suas economias para a compra do material aplicado na obra, realizada também graças a existência de dotação orçamentária no Orçamento da Prefeitura proposta pelo vereador Flágson das Mercês Duarte (PTB), em dezembro de 2017.
O prefeito Reinaldo Santos disse que a parceria com a Câmara é sempre salutar para o desenvolvimento de Santa Maria. “Esta obra teve início através dos vereadores Nonoca e Lau, que me procuram no gabinete e ofereceram a devolução de receita da Câmara para que a Prefeitura executasse o calçamento no Baú. Registro também que as estradas da região do Baú estão em ótimas condições devido a parceria com o vereador Marcelo Coelho. Hoje fico feliz pela parceria e pela satisfação dos moradores em ver o problema do morro resolvido”, disse Reinaldo Santos.
Pelas informações, o Município de Santa Maria irá fechar o ano com R$ 5 milhões a menos de receita em comparação a anos anteriores. Ainda assim, o governo não deixa de lembrar que trabalha para melhorar a cidade com ações de saúde, educação e recuperação das estradas e, para os próximos dias, início da limpeza e revitalização da área urbana.
Moradores falam sobre a obra
Lucas Aguiar de Oliveira – produtor rural
“Melhorou muito o acesso depois da obra. Inclusive me deixou até mais animado para produzir mais. Há mais tempo eu tirava leite e o caminhão não subia para buscar, hoje sei que posso tirar o leite que não vai ter problema”.
José Alvarenga – aposentado
“Subir o morro para chegar até a comunidade era muita dor de cabeça. Melhorou 100%. Gostei de ver os vereadores Nonoca, Lau e todos os outros, juntos com o prefeito Reinaldo para atender nosso pedido”.
João Fernandes das Mercês – aposentado
“Senhora Aparecida, é Deus que iluminou, pois era muito difícil subir o morro, impossível quando chovia. Tem mais de 10 anos que estamos pedindo a obra. Hoje até o escolar vem para buscar os meninos e as compras chegam”.