Notícias falsas invadem redes sociais e aplicativos em Barão de Cocais

Obra de muro gabião. Serviço segue sem interrupções

Mesmo com os alertas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o crime de divulgar notícias falsas, que prevê pena de detenção de seis meses a dois anos mais multa, as obras realizadas pela Prefeitura de Barão de Cocais, com recursos próprios e externos, estão sendo alvo de notícias falsas, as chamadas fake news, e publicadas em redes sociais como o aplicativo Whatsapp.

A moradora do bairro Lagoa, Kassiele do Carmo, em meio às notícias falsas, acredita que as obras agora vão ser concluídas. “Até que enfim, agora teremos uma creche no bairro Lagoa, uma obra muito importante para nós”, diz.

Em busca de corrigir as notícias, o secretário de Obras, Douglas Aleixo Pena esclarece a real situação das ações em andamento na cidade.

Conforme a Prefeitura, obras no entorno da praça Rondon Pacheco não foram paralisadas e serão concluídas na próxima semana

“Não é nosso interesse entrar na questão eleitoral, mas é dever informar as pessoas o que de fato estamos executando com os recursos públicos e quando os serviços serão concluídos. As obras de drenagem e pavimentação nas ruas no entorno da praça Rondon Pacheco, na Vila Regina, por exemplo. Ao contrário do que dizem, os serviços estão na reta final e serão finalizados na próxima semana. Mesma situação está a obra da Creche Municipal no bairro Lagoa, paralisada a anos e assumida pela atual gestão. Os serviços não foram interrompidos e seguem normalmente, com previsão de conclusão para janeiro de 2021.

Não é nosso interesse entrar na questão eleitoral, mas é dever
informar as pessoas o que de fato estamos executando com os recursos
públicos”, diz o secretário de Obras, Douglas Pena

Outra situação que nos cobraram justificativas envolve o grande volume de água que sempre inundava a rua da Três Bicas, um problema muito antigo e que está sendo resolvido com a colocação de uma caixa receptora. Temos também resposta em relação aos buracos que estão tirando o sossego dos motoristas. A operação começa em breve, pois conseguimos, enfim, assinar o contrato com a empresa. O serviço já deveria estar concluído, mas o processo foi paralisado devido a dois recursos e tivemos que reiniciar toda a licitação”, informou Douglas Pena.

Prefeitura reiniciou as obras da creche no bairro Lagoa, paralisada há anos

Além destes serviços, foram pontuadas a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Leão XIII, iniciada em 2013 e não concluída, a sequência da construção da capela velório em Cocais, início da rede de esgoto que vai passar pelos bairros Leão XIII, São Judas Tadeu e São João Batista, atendendo pedido antigo de cerca de três mil famílias, rede de esgoto do bairro Santa Cruz, início da instalação de 22 travessias elevadas, principalmente em frente a todas as escolas, conclusão dos quatro muros de gabião restantes, de um total de 13 já construídos, muro na Defesa Civil no bairro Leão XIII, conclusão da dragagem do rio São João, conforme acordos, muro de concreto armado na Ministro Clóvis Salgado, conclusão da licitação para mais três muros gabião, a parceria público/privada para a construção da avenida do Contorno com 1,4 quilômetros, início da construção da praça em frente à Creche Municipal no bairro Lagoa, instalação de nova rede de água no Córrego da Onça, atendendo agora a todos os moradores, obras de revitalização da praça da Lagoa por meio de recursos externos, conclusão de calçamentos em mais de 15 ruas, meio-fio no Chácara III para que a Cemig instale postes de iluminação e forneça emergia para os moradores, extensão de rede de água da Chácara II e a obra do Centro do Idoso, no bairro São Judas Tadeu, com empresa já licitada.