“Não faltará empenho nem dedicação para transformar Santa Maria”, diz André após a posse

Vice Renata Duarte e prefeito André Torres durante juramento de posse

2/01/2024 – Vice-prefeito por dois mandatos, André Lúcio Torres (PSD), assumiu nesta quarta-feira (1º) a Prefeitura de Santa Maria de Itabira. Ele foi eleito a prefeito no dia 6 de outubro último, com mais de 63% dos votos válidos. A posse aconteceu pela manhã após missa especial na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, quando também foram empossados a sua vice-prefeita Renata Duarte Tomaz (Republicanos) e os nove vereadores eleitos.

Publico em missa especial na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Em seu discurso, o novo prefeito declarou o seu compromisso com a transparência no uso do dinheiro público e defendeu a importância da prestação de contas à população.

“A gestão pública precisa ser transparente, eficiente e responsável pelo dinheiro público. O nosso compromisso é com a gestão, com a utilização dos recursos e com a prestação de contas a população”.

Ele disse acreditar numa gestão que digere bem os desafios da cidade e se propôs a transformar os problemas em soluções duradouras. “Da nossa parte não faltará empenho e nem dedicação para que nossa cidade seja transformada na cidade que a gente quer”, prometeu.

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André Torres ainda disse que pretende governar com todos os vereadores e destacou a importância do papel do secretariado e das parcerias com os governos estadual e federal para o desenvolvimento do município, sem se esquecer da necessidade do envolvimento da população.

“A união e o trabalho em conjunto com a Câmara Municipal são pilares fundamentais para o nosso desenvolvimento, pois a união de esforços irá resultar em benefícios para os nossos cidadãos e cidade”.

Em entrevista ao Folha Popular, o prefeito empossado disse que dará continuidade aos trabalhos da administração anterior, da qual participou como vice-prefeito e secretário de Esportes. Mas que também tem seus próprios projetos para tornar Santa Maria de Itabira na cidade que todos querem.

A população também terá espaço em sua Administração. André disse que ficará atento às reclamações e sugestões.

A vice-prefeita é servidora de carreira, com 20 anos de serviços ao município. Ela foi secretária de Educação e disse que está preparada para enfrentar todos os desafios que vierem ao lado do prefeito. “Eu acho que os desafios são muitos, mas acho que vou poder estar ao lado dele para enfrentar esses desafios”, resumiu.

Durante a posse, André Torres aproveitou para apresentar o seu secretário, escolhido pela junção de critérios técnicos e afinidade política, conforme ele mesmo afirmou. Muitos vem da Administração anterior, como a secretária de Saúde, Isabela Lott Drumond, e o secretário de Governo, Diogo Santos de Oliveira.

Vereadores

Os nove vereadores eleitos (Foto) também tomaram posse após prestarem juramento lido pelo ex-presidente da Câmara Municipal, Jair Lino de Carvalho (PSD). Ele foi o vereador mais votado.

Após a cerimônia de posse, os vereadores seguiram para a Câmara Municipal para escolha da nova mesa diretora.

O vereador Jair Lino (centro) foi eleito novamente presidente, Lucar Puano (esq.) vice e Romilson de Jesus secretário

Candidato de chapa única, o vereador Jair Lino foi eleito presidente da Câmara por unanimidade.

A nova mesa diretora também conta com Lucas Gomes Gonçalves “Lucas de Puano” (MDB) como vice-presidente e Romilson de Jesus Oliveira (MDB) como secretário.

  • Secretariado

André Torres e a vice Renata Duarte com os secretários da Administração

Mais de 60% do secretariado escolhido é composto por mulheres, reforçando o compromisso da nova administração com a representatividade feminina. Além disso, Santa Maria de Itabira terá uma vice-prefeita, consolidando o protagonismo das mulheres na na gestão e nas decisões do município.

* Geórgia Caruline Madeira Gonçalves – Chefe de Gabinete:

Bacharel em Direito e mestre na mesma área, Geórgia Caruline possui uma sólida formação com especializações em Direito Processual, Público, Administrativo e Licitações. Com experiência como consultora em Administração Pública (2018-2020), atuou como Procuradora-Geral do Município de Santa Maria de Itabira no mandato 2021-2024. Sua trajetória é marcada pela competência na condução de processos administrativos e jurídicos, contribuindo para a modernização da gestão pública.

* Diogo Santos Oliveira – Secretário de Comunicação e Relações Institucionais:

Atualmente Secretário de Administração e Cultura de Santa Maria de Itabira, Diogo possui vasta experiência no setor público e está concluindo o curso de Gestão Pública. Ao longo dos anos, desempenhou papel estratégico em diferentes áreas da gestão municipal, consolidando-se como um articulador eficiente e comprometido com o desenvolvimento cultural e administrativo do município. Sua nomeação para a Comunicação e Relações Institucionais fortalece a integração entre a gestão e a população.

* Márcio Vieira Gonçalves – Procurador Geral do Município:

Bacharel em Direito, Márcio Vieira é o atual Controlador Interno de Santa Maria de Itabira. Com uma carreira sólida tanto no setor público quanto no privado, Márcio acumula vasta experiência em gestão administrativa e jurídica.

* Patrícia Gonçalves Rodrigues Torres – Secretária de Fazenda e Planejamento:

Bacharel em Ciências Contábeis pela Funcesi, Patrícia é servidora pública de carreira e já ocupou o cargo de Secretária de Fazenda e Planejamento em gestões anteriores. Sua experiência inclui atuação em contabilidade privada, além de coordenar equipes na empresa Alexandrita Mineração. Ao longo de sua trajetória, demonstrou habilidade em gestão financeira e orçamentária, com forte compromisso na organização das contas públicas e no planejamento estratégico do município.

* Tiago Dutra Dias – Secretário de Administração:

Formado em Ciências Contábeis pela Funcesi, Tiago Dutra acumula experiência no setor privado, tendo atuado como gerente de logística, vendas e administração em empresas como Tia Eliana e Grupo Dular. Sua vivência na gestão de equipes e processos administrativos reforça sua capacidade de conduzir com eficiência as demandas da Secretaria de Administração, com foco na modernização e agilidade dos serviços públicos.

* Valéria Vieira Simões – Secretária de Auditoria e Controladoria Interna:

Valéria Vieira Simões é bacharel em Ciências Contábeis e Administração, com pós-graduação em Gestão de Pessoas pela PUC Minas. Possui ampla experiência na administração pública, tendo atuado como Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento em Santa Maria de Itabira (2022-2024) e como Secretária de Administração e Recursos Humanos em Itambé do Mato Dentro (2016-2021).

Com passagens por cargos de controladoria, compras e licitações, Valéria se destaca pela sólida atuação em gestão financeira e controle interno. Na nova gestão, assume a Secretaria de Auditoria e Controladoria Interna, reforçando o compromisso com a transparência e a eficiência administrativa do município.

* Márcia Aparecida Lage – Secretária de Educação:

Pedagoga e assistente social, Márcia Lage possui pós-graduação em Gestão, Supervisão e Inspeção Escolar. Com 49 anos, já atuou como professora efetiva do município, além de ocupar cargos de gestão administrativa e educacional. Sua experiência em coordenação de políticas educacionais e gestão de equipes é um diferencial na busca por melhorias na rede municipal de ensino.

* Gilmara Firmino dos Santos Monteiro – Secretária de Assistência Social:

Psicóloga com pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Social, Gilmara Monteiro acumula oito anos de experiência no setor social. Sua trajetória inclui atuação em instituições como CRAS, APAC, e SOS Itabira, além de programas sociais de assistência à família e trabalho. Com vasta experiência em programas de proteção social e atendimento à população em vulnerabilidade, Gilmara reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o desenvolvimento social.

* Isabela Lott Drumond Duarte – Secretária de Saúde:

Graduada em Enfermagem e Engenharia Civil, Isabela possui especialização em Urgência e Emergência. Com passagem pelo Hospital Padre Estevam, atuou como enfermeira responsável técnica, coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) e enfermeira da imunização. Sua vivência nas áreas de gestão em saúde e atendimento de base a coloca como peça-chave na condução das políticas públicas de saúde no município.

* Carolina do Carmo Garajau – Secretária de Esportes e Lazer:

Educadora física, Carolina tem 28 anos e experiência de oito anos na Secretaria de Esportes e Lazer de Santa Maria de Itabira. Em 2024, assumiu a Secretaria de Esportes no final do mandato, substituindo André, que foi candidato a prefeito. Carolina atuou como professora e coordenadora de programas esportivos e recreativos, promovendo atividades para diferentes faixas etárias.

* Paulo Henrique Dias Leite – Secretário de Obras e Serviços Públicos:

Bacharel em Engenharia Civil e Ambiental pela FUNCESI, Paulo Henrique atuou como Secretário de Obras por dois anos (2014-2021) e, nos últimos seis anos, esteve à frente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Sua experiência abrange projetos de infraestrutura, desenvolvimento rural e sustentabilidade, consolidando-se como uma liderança técnica e prática na execução de obras públicas e políticas ambientais.

* Raquel Alves Oliveira – Secretária de Agricultura e Meio Ambiente:

Engenheira Ambiental, Raquel Alves tem 29 anos e possui pós-graduação em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Com experiência na área de consultoria ambiental e licenciamento, atuou na Prefeitura de Santa Maria de Itabira como Gerente de Controle, Licenciamento e Fiscalização Ambiental. Trabalhou também na Fundação Israel Pinheiro, lidando com projetos ambientais em comunidades afetadas por desastres ambientais.

* Samuel Almeida Pires – Secretário de Transportes e Mobilidade:

Aos 45 anos, Samuel Almeida é técnico em Administração de Empresas, com mais de oito anos de experiência como gerente de compras e manutenção no setor de mineração. Atuou como Secretário de Administração de Santa Maria de Itabira entre 2020 e 2021. Sua expertise em logística e gestão de frotas contribuirá para a melhoria da mobilidade e infraestrutura do transporte municipal.

VÍDEO E FOTOS DA FESTA DA POSSE NA QUADRA DO SMEC