Mineradoras e abertura de empregos torna Barão de Cocais cidade estratégica para investimentos

Cidade entra novamente no eixo da mineração

27/03/2025 – Barão de Cocais desponta como uma cidade estratégica para investimentos, com potencial para novos negócios nas áreas de indústria, logística, comércio, entre outros. O município, que foi grandemente afetado pelas ameaças de desmoronamento de barragens de minério, volta a se destacar no cenário econômico com a mineração dando um novo fôlego ao desenvolvimento da cidade.

Atualmente, o município abriga cerca de onze mineradoras e aguarda a transição da arrecadação da cava da divisa, que vai passar a abastecer a mina de Brucutu – destinada a São Gonçalo do Rio Abaixo – para impulsionar ainda mais sua economia.

Novos projetos também estão em curso e irão gerar milhares de empregos no município. Os dados são do Instituto
DataMG.

Entre os projetos em destaque, estão: o Tamanduá, da Vale, que vai dar continuidade operacional do Complexo Brucutu/Água Limpa que reduz o uso de barragens.

Apenas a primeira fase do projeto, com previsão de entrega para 2028, deverá gerar cerca de dois mil empregos.

Região central de Barão de Cocais: estudo aponta ainda oportunidades de investimentos no setor imobiliário

Novo empreendimento minerário, a mina Dois Irmãos, desenvolvido pela AVG Mineração, iniciou as contratações de mão de obra e para complementar, pesquisas realizadas pelo DataMG apontam que o município apresenta um ambiente favorável para novos negócios.

Supermercados, farmácias, restaurantes “à la carte”, pizzarias, bares noturnos, clínicas especializadas e academias são apenas alguns dos segmentos que têm atraído o interesse dos investidores.

O DataMG aponta ainda que existe um grande número de oportunidades de investimentos no setor imobiliário de Barão de Cocais.

A pesquisa traz informações detalhadas no DataMG.