Memorial Vale leva recorte do museu para Santa Bárbara

Bonecas do Jequitinhonha mostram que religiosidade está na essência de ser dos mineiros

O Memorial Minas Gerais Vale segue na estrada com o Projeto Mineiridades, uma mostra itinerante que leva cultura gratuita ao interior de Minas Gerais, ampliando o acesso das comunidades visitadas. A exposição chega agora a Santa Bárbara e ficará no 2º andar do Museu Antoniano (antiga cadeia, ao lado da Igreja Matriz), na Praça Cleves de Faria, 74, Centro. A mostra tem entrada gratuita e pode ser conferida até 1° de novembro, de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Exposição Mineiridades, do Memorial Vale Itinerante, chega a Ouro Preto

A mostra reproduzirá salas do Memorial Vale como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha, além da releitura de outras, levando para as cidades uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro. Ao adentrar o espaço, os visitantes serão envolvidos por memórias afetivas por meio de sons e imagens.

A mostra poderá ser vista gratuitamente de 29 de setembro a 30 de outubro, no Cine Pax.

Em cada localidade, o Mineiridades agrega parte da cidade e da história de seus moradores, como forma de valorizar as tradições locais. Os visitantes também tem a oportunidade de realizar uma visita virtual, por meio de um totem, ao acervo completo do museu .

Em 2017, o Mineiridades passou por Itabira, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Ouro Preto e Brumadinho. A mostra recebeu um público de mais de 5 mil visitantes individuais e 30 escolas. Também foram promovidas mais de 20 atrações culturais locais e oficinas.

Em 2018, antes de Santa Bárbara, passou por Barão de Cocais, Belo Horizonte (Boulevard Shopping), Mariana e Rio Piracicaba.

Bonecas do Jequitinhonha mostram que religiosidade está na essência de ser dos mineiros

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.