O LED oferece mais claridade e deixa todos os pontos mais visíveis”, diz Edna Maria
O bairro Satélite está recebendo uma importante atualização em sua infraestrutura: a substituição de lâmpadas a vapor de sódio por LED. São cerca de 275 luminárias. Essa iniciativa integra o projeto da Prefeitura, Monlevade Mais Iluminada, que tem como objetivo a busca de maior eficiência energética e qualidade de vida para os moradores.
Com a substituição das antigas lâmpadas, o bairro Satélite passa a contar com uma iluminação mais moderna, econômica e sustentável. Os benefícios dessa tecnologia são diversos e visíveis desde os primeiros momentos de sua implementação. É o que atesta os moradores, que já elogiam a iniciativa. “Estamos maravilhados com a iluminação na rua Fortaleza. Parabéns à Prefeitura. Com a iluminação nova parecia que as luzes de casa estavam acesas, sendo que estavam apagadas”, conta Marilene de Oliveira da Silva.
Outra que aprovou a troca das lâmpadas é Maria Cristina Loures Barçante, moradora da avenida Amazonas. “A iluminação trouxe mais segurança. A outra lâmpada era muito escura e ajudava os bandidos a esconder. Agora está excelente”, frisou. “O LED oferece mais claridade e deixa todos os pontos mais visíveis”, completou Edna Maria Pires, que todos os dias visita a mãe, também moradora da avenida Amazonas.
Ao todo, cerca de 6 mil luminárias de LED foram instaladas em quase 50 bairros
Mais de 60% da cidade de João Monlevade já conta com iluminação de LED, graças ao programa Monlevade Mais Iluminada. Ao todo, cerca de 6 mil luminárias de LED foram instaladas em quase 50 bairros, além de avenidas como Getúlio Vargas, Wilson Alvarenga, Gentil Bicalho, Isaac Cassimiro e algumas praças. Os últimos bairros a serem beneficiados com a nova iluminação foram o Nossa Senhora da Conceição, Teresópolis, Petrópolis, Vila Tanque e Areia Preta. Esses quatro últimos bairros representam as maiores áreas a receber a instalação das novas lâmpadas.
“Importante reforçar que o LED não só garante mais segurança para os moradores, como também resulta em economia na conta de iluminação pública, já que as lâmpadas têm duração média de dez anos, período superior às de vapor metálico utilizadas anteriormente”, apontou o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT).
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), reforçou: “o projeto de modernização da iluminação pública no bairro Satélite faz parte de um plano maior da Prefeitura para implementar a tecnologia LED em toda a cidade. O objetivo é alcançar uma iluminação mais eficiente, sustentável e segura, proporcionando aos moradores uma melhor qualidade de vida”, finalizou.