Incertezas embalam reunião na Amepi e locadoras e concessionárias já podem voltar ao trabalho

FOTO: Sede da Amepi, em João Monlevade

Prefeitos e representantes das cidades da microrregião se reuniram na quarta-feira (15), para debater decretos em razão da Covid-19, que paralisa dezenas de atividades desde o dia 21 de março.

O encontro foi na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), em João Monlevade.

Os governantes se mostraram favoráveis à abertura dos comércios considerados não essenciais, mas avaliaram não ser prudente ir contra as determinações dos órgãos responsáveis, isso devido as incertezas e mudanças constantes dos protocolos de saúde.

No momento, as lideranças apresentaram, também, soluções de sanitização e desinfecção de áreas públicas como ruas praças, pontos de ônibus, áreas comerciais, hospitais e prédios públicos, por meio da compra de pulverizadores e insumo para atender os municípios.

Outra informação discutida envolve o Comitê Extraordinário da Covid-19 do Estado, que publicou no dia 15 a deliberação nº 34, alterando a de nº 17, divulgada em 22 de março, a fim de ampliar o rol de atividades essenciais que poderão funcionar, cumprindo as medidas de saúde e sanitária já estabelecidas para combater essa pandemia.

Além das oficinas mecânicas e borracharias, agora também está permitido o funcionamento dos serviços de autopeças, concessionárias e revendedoras de veículos automotores de qualquer natureza, incluindo máquinas agrícolas e similares. Outro ponto incluso trata das atividades de locação de veículos de qualquer natureza, considerando, também, máquinas agrícolas.

O Governo do Estado também determinou que o distanciamento mínimo entre os consumidores deve ser indicado através de demarcação de espaço na fila de espera, bem como a preferência para o atendimento agendado com o cliente, caso a atividade permita.

A deliberação estadual não tem aplicação imediata, devendo ser aprovada por cada prefeito em novo decreto municipal, de maneira a completar as regras já aplicadas.