Governo Reinaldo Santos vai aplicar R$ 1 milhão do acordo da Vale na reconstrução da ponte central

A ponte foi interditada após apresentar riscos em sua estrutura, que ficou comprometida com as fortes chuvas

Interditada em fevereiro deste ano, a ponte central, localizada na avenida Israel Pinheiro, no Centro de Santa Maria de Itabira, já tem recurso garantido para a obra de reconstrução. A ponte foi interditada após apresentar riscos em sua estrutura, que ficou comprometida com as fortes chuvas que atingiram o município no início do ano. Desde então, a população está sendo obrigada a recorrer a um acesso secundário, utilizando uma outra ponte que dá acesso aos bairros Poção e Conselho.

Um acordo do Governo de Minas com a Vale garantiu ao Município recursos da ordem de R$ 1 milhão, que serão aplicados na obra. O dinheiro é proveniente do termo das medidas de reparação assinado com a Vale pela tragédia, que matou 272 pessoas em 25 de janeiro de 2019. Santa Maria de Itabira está entre as 25 cidades contempladas pelo acordo.
O custo total da obra, entretanto, ainda não foi definido. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o projeto de recuperação da estrutura já foi finalizado e está sendo executada a planilha de custos para iniciar a licitação da obra.
A previsão da conclusão da obra após a licitação é de seis meses.

“A ponte do Centro da cidade teve sua estrutura danificada nas fortes chuvas do mês de fevereiro. Ela chegou a ter o trânsito de veículos com até 10 toneladas liberado, mas apresentou um novo recalque de 7,5% e técnicos responsáveis a interditaram novamente”, informou o prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD).

Matéria publicada na edição 744 do Folha Popular.