Gerdau promove em Barão de Cocais evento com comunidades envolvidas nos projetos sociais

Ação aconteceu em dezembro e contou com a participação de empreendedores locais

A Gerdau promoveu, no mês de dezembro, em Barão de Cocais, o evento Encontro com Comunidade, que contou com a participação dos membros dos projetos sociais na cidade, que terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos e comercializar os produtos. A ação aconteceu na ACG (Associação dos Colaboradores da Gerdau), entre 13h e 18h e foi aberta ao público. Ao todo foram 15 estandes, sendo 11 do Programa Mulheres Empreendedoras, um do PEA (Programa de Educação Ambiental – Coordenado pela Bridge), Acerbac (Associação dos catadores de materiais recicláveis de Barão de Cocais), um do Germinar, um da Casa do Artesão, com o projeto Tecendo Saberes e um da Gerdau com a equipe de Pessoas e Responsabilidade Social. Neste estande, a comunidade pode conhecer também o programa Reforma que Transforma.

Os estandes do Programa Mulheres Empreendedoras tiveram diversos produtos, como artesanato, pintura, bordados, enfeites de natal, além de produtos alimentícios. Já o estande da Gerdau trouxe informações sobre a empresa, como fazer para se candidatar a uma vaga de emprego, entre outras informações. No estande do Germinar, as pessoas puderam conhecer sobre o projeto e tirar dúvidas, além de conhecer as três instituições educacionais ganhadoras do 1º Prêmio Gerdau Germinar em Barão de Cocais. No espaço da Casa do Artesão foram expostos os artesanatos produzidos no Projeto Tecendo Saberes e, no da BRIDGE, informações sobre temas relacionados ao meio ambiente, sobre o trabalho do PEA, em parceria com as escolas e a equipe da Acerbac com oficinas sobre reciclagem.

“Para a Gerdau é muito importante ver na prática os pilares de investimento social neste momento. Esse encontro é a realização do nosso propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, além de dar visibilidade para os vários empreendedores, empreendedoras e instituições que foram contemplados pelos programas sociais apoiados pela Gerdau ao longo do ano”, destaca o gerente executivo da Gerdau em Barão de Cocais, Paulo César Bueno.

A artesã Sabrina Marques participou da feira pela primeira vez e disse que foi uma ótima experiência. “Amei participar da feira. Foi bem gratificante. Com ela eu aprendi várias coisas e tive um volume de venda muito bom”, comemora. “A gente se sentiu valorizado e acolhido pela equipe da Gerdau. Estava tudo muito organizado. Foi uma oportunidade muito boa tanto para mim quanto para as outras artesãs. Só tenho a agradecer e espero participar de outras no ano que vem”, completou.

Além disso, cantores locais vão animar o ambiente. A banda Santa Cecília vai fazer a abertura do encontro. Ao longo do evento, Maria Alice Félix e Toninho da ABENDO serão os responsáveis pela trilha sonora que vai agitar a tarde de quem passar pelo local.

Sobre a Gerdau

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).