A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo
Para desenvolver profissionais e acelerar a inclusão de mulheres e de pessoas com deficiência (PCDs) dentro de suas plantas, a Gerdau abre 25 vagas para a o Programa Pertencer nos municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas e região. O projeto visa capacitar e efetivar interessados em compor o quadro da área operacional da usina em Barão de Cocais, com foco em equipamentos móveis (pontes rolantes). As inscrições ficam abertas entre 15 de agosto e 04 de setembro de 2022, no site jobs Gerdau. Podem participar pessoas acima de 18 anos, com ensino médio completo ou em andamento.
Os selecionados passarão por formação teórica e prática em um total de 240 horas de aulas, ministradas ao longo de nove meses, a partir de outubro. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Barão de Cocais (Senai).
Durante o curso, a empresa vai oferecer remuneração, além de auxílio transporte, alimentação, plano de saúde e odontológico, plano farmácia, entre outros benefícios oferecidos pela companhia aos seus colaboradores.
Após o período de capacitação, há possibilidade de efetivação dos participantes, a depender do desempenho alcançado. De acordo com Luana Silva, gerente de Recursos Humanos da usina Barão de Cocais, a empresa, que já é referência em diversidade, busca cada vez mais lançar programas que abrem oportunidades para um público plural. “Mesmo antes da agenda ESG, buscamos diversificar o nosso quadro de colaboradores para sermos ainda mais inclusivos. Quando o ambiente é plural, contribuímos com o crescimento dos negócios de uma forma mais sustentável”.
- Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).