Famílias de Passabém contam com assistência social exemplar

FOTO: Uma das aulas de zumbu – eltrizante e devivertida

Assistir, dar apoio a quem precisa e promover ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos moradores. Estes são os principais serviços prestados pela Secretaria de Ação Social de Passabém, que, conforme balanço nestes últimos anos, mudou a realidade social do município de forma exemplar.

Conforme a secretaria, estas ações buscam prevenir possíveis vulnerabilidades sociais e seus impactos, elas têm como porta de entrada o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Por meio do Cras, estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que desenvolve a prevenção e o acompanhamento familiar, visitas domiciliares, reuniões, campanhas, palestras e oficinas e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que assiste idosos, adultos, crianças e adolescentes, com o objetivo de complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecimento à convivência familiar e comunitária.


FOTO: Oficina de pintura em tecidos é uma das ações ofertadas pela Secretaria de Ação Social por meio do Cras, como também palestras e crochê

No decorrer do último ano, foram realizadas 139 visitas através da equipe de referência do Cras, envolvendo atendimento familiar e individual, escuta, visitas domiciliares, atividades em grupo, oficinas, campanhas, palestras, estudos sociais, encaminhamentos, orientações, concessão de passe livre estadual e federal, concessão de BPC, grupos de convivência e intervenção familiar. As atividades foram desenvolvidas na sede do Cras, Recanto Social, comunidades da Cachoeirinha e Bolívia. Vale destacar os trabalhos sócio-educativos e oficinas itinerantes realizadas nas comunidades de Cachoeirinha e Bolívia, sendo uma estratégia utilizada para levar os serviços ofertados pelo Município de forma a proporcionar proteção, socialização e a promoção às pessoas e famílias da comunidade.

Ações realizadas pela equipe técnica do Cras:

Intervenção com crianças através de brincadeiras e dinâmicas em grupo, com intuito de promover e fortalecer seus vínculos familiares e sociais, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade social e de risco.


Dinâmicas em grupo com crianças para fortalecer vínculos familiares

Intervenção na sede do Cras e nas comunidades Cachoeirinha, Bolívia, Limoeiro, Gamagô, Botas e Córrego do Macaco. Mediante participação nas atividades do grupo de convivência através de dinâmicas, experiências e vivência cultural, sem perder de vista as ocasiões para reflexões sobre as práticas cotidianas. Na oportunidade foram abordados temas como: resgatar a convivência entre as comunidades; relações familiares, higiene pessoal, corporal e ambiental, parceria com Emater, que doou mudas de árvores frutíferas, confecção de amaciante, desinfetante e aromatizador de ambiente; fim da violência contra a mulher, relações interpessoais e autoestima; importância da amizade e do respeito. Esses temas fortalecem e evitam o suicídio e a depressão.

Integração e encontro com os grupos de convivência da Feliz Idade das cidades de Passabém, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto e Santo Antônio do Rio Abaixo. Momentos realizados com o intuito de integrar, socializar e trocar experiências através das atividades lúdicas (banhar-se no rio, dançar, cantar, caminhar, brincadeiras e dinâmicas em grupo, aquecimentos corporais). O objetivo é fortalecer os vínculos comunitários, promover a convivência e socialização, favorecendo a melhoria na qualidade de vida dos idosos.
Em comemoração ao Dia do Idoso, foi feita uma viagem ao Resort Faisão, em Caratinga, com o grupo de convivência da Feliz Idade. Em parceria com a Secretaria da Saúde, que disponibilizou uma enfermeira para a tranquilidade dos idosos, que curtiram sol, água e brincadeiras em clima de muita diversão.

Benefícios, acolhimentos, oficinas e ações comunitárias
· Concessão de benefícios eventuais: cesta básica e aluguel social ofertados aos cidadãos e às suas famílias que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas.
· Cadastro único: registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: programa Bolsa Família, tarifa social (energia elétrica) e carteira do idoso (transporte interestadual).
· Atendimento familiar: acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; visitas domiciliares; orientação e concessão de benefícios eventuais; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
· Acompanhamento familiar: acompanhamento das famílias prioritárias – famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC, entre outras.
· Oficinas com famílias: realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias.
· Ações comunitárias: ações de caráter coletivo como palestras, campanhas e eventos comunitários, voltadas para a dinamização das relações no território. Com objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.
· Articulação e fortalecimento da rede local: contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o Cras e as demais unidades locais.

Mais atividades
-Dia das Crianças na Sede do Cras
-Dia das Crianças no campo de futebol para todas as crianças e suas famílias
-Integração dos grupos de convivência da Feliz Idade na cidade de Santo Antônio do Rio Abaixo. Na localidade da —Prainha com café da manhã, almoço e forró. Cidades participantes: Santo Antônio do Rio Abaixo, Passabém e Santa Maria de Itabira.
-Participação do grupo de convivência Feliz Idade em parceria com o grupo de convivência do CRAS de Santa Maria de Itabira, em um forró e sorteio de brindes.
-Visita na 30ª Feira Nacional de Artesanato, Expominas em BH. Foram 45 pessoas do Município que foram conhecer e aprender sobre o artesanato do Brasil.
-Festa de confraternização de todos os grupos das oficinas do Cras (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos)
-3ª Mostra com apresentação Cultural do Cras (violão e ballet) e todos os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2019 por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos

OFICINAS
O objetivo das oficinas ofertadas no Centro de Referência da Assistência Social é a promoção do fortalecimento de vínculos comunitários, pertencimento social, focado na troca de experiências na construção de novos conhecimentos, no despertar de habilidades e aperfeiçoamento e na autonomia econômica dos usuários. As oficinas realizadas em 2019 foram:
– Oficina pintura em tecido
– Oficina patchaplique
– Oficina tapete em barbante
– Oficina de artesanatos e reciclagens
em geral (feltro, EVA, tecido)
– Oficina de violão
Oficina de balé e zumba

Sexta Dançante favorece felicidade e saúde
Melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres, livre do alcoolismo e consumo excessivo de remédios antidepressivos e para pressão alta são uma das propostas da Sexta Dançante, que será realizada no dia 8 de fevereiro, com show da Banda Malícia do Forró, na quadra-poliesportiva, a partir das 20h30.

O projeto, que entra para sua sexta edição, prova que é possível envelhecer de forma saudável, com mais qualidade de vida através da dança e da música, resgatando a autoestima e promovendo melhora na saúde física e psíquica.
Outro fator positivo é a socialização, descontração, melhorando a autoestima através do convívio social