Expedição Piracicaba passa pela região

Expedição Piracicaba. A Expedição que proporcionará o maior diagnóstico da Bacia do rio Piracicaba, promovendo estudos sobre qualidade da água, uso e ocupação do solo, dentre outros pontos, aportou em Santa Bárbara no dia 28 de maio. O município de Barão de Cocais também participou do avento.

A ocasião foi marcada por falas acerca da educação ambiental, sobretudo, direcionadas para os alunos da Rede Municipal presentes, que interagiram com os expedicionários sobre a vida do Rio. A Expedição passou também por São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo e Itabira, na quinta (30).

Educação ambiental. Os expedicionários falaram aos alunos sobre a importância de nos preocuparmos com os nossos mananciais para a nossa e as futuras gerações e, também, ouviram as impressões das crianças sobre o rio Conceição, que corta Santa Bárbara e compõe a Bacia do Piracicaba. Em consonância com o evento, estudantes da Escola Municipal Irmã Amandina Maria cantaram a música Um Mundo Bem Melhor, que traz em sua letra uma lição de união em busca de uma sociedade melhor.

Autoridades. Durante o momento solene, falaram o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Felipe Fernandes Guerra; o vice-prefeito de Barão de Cocais, Lourival Ramos de Souza; o professor da Universidade Federal de Itajubá (campus Itabira), José Augusto; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Flamínio Guerra Guimarães; e o representante da Expedição, Geraldo Magela, o Dindão.

As falas das autoridades destacaram o completo diagnóstico e a avaliação que serão feitos; reflexões sobre a qualidade da água que desejamos; o trabalho do CBH – Piracicaba acerca da preservação ambiental; as ações que estão sendo empreendidas em prol de um rio limpo no futuro, dentre outros pontos.

Além desses, marcaram presença, o presidente da Câmara de Barão de Cocais, João Batista Pereira; o secretário de Meio Ambiente de Barão de Cocais, Rafael Teixeira Soares; e os representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas(Igam), Alam Mota; da Polícia Militar de Meio Ambiente, sargento Wanderson; e do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, sargento Laguna.

CAR. Ao final da solenidade, o secretário, Felipe Guerra, e o presidente do CBH- Piracicaba, Flamínio Guimarães, entregaram, simbolicamente, a dois produtores de água de Santa Bárbara, José Xavier dos Santos e Cecílio Francisco, o Cadastro Ambiental Rural(CAR), uma espécie de identidade da propriedade. Em outra oportunidade, os demais também receberão.