FOTO: Desaparecida, Vilma Diniz teve mandado de prisão expedido em 16 de maio deste ano
Agentes da Polícia Civil continuam à procura da ex-prefeita de Morro do Pilar, gestão 2013/2016, Vilma Maria Diniz Trindade, 58 anos, para cumprir mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz da Comarca de Conceição do Mato Dentro, Carlos Alberto de Faria, com data de 16 de maio deste ano.
A ex-prefeita é alvo de investigação por crimes de fraude em licitação em favor de empresas de seu grupo, desvio de recursos públicos em contratos de fornecimento de bens e obras, lavagem de dinheiro e corrupção. Os valores desviados não foram informados, mas estima-se que ultrapassem os R$ 5 milhões.
Em Morro do Pilar, a ex-prefeita já não era vista facilmente desde a operação conjunta entre o Ministério Público e as polícias Civil e Militar que cumpriram, no dia 25 de outubro de 2016, mandados de busca e apreensão na Prefeitura, na casa e nas empresas da ex-prefeita e na residência de um empresário, conforme medida cautelar emitida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG)
Na época, a operação parou a pequena Morro do Pilar e envolveu cinco promotores de Justiça, 16 servidores do Ministério Público, 12 policiais civis e cinco policiais militares. Durante a ação, foram recolhidos 47 volumes de documentos e equipamentos de informática para análise.
As investigações contra Vilma Diniz começaram em meados de 2015, após a Câmara de Vereadores nomear uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar diversas denúncias envolvendo a gestão municipal. Após as conclusões dos trabalhos, a Câmara cassou o mandato da ex-prefeita em sessão realizada no dia 11 de agosto de 2016. Contudo, três dias depois, (14), um mandado de segurança, suspendendo os efeitos do decreto legislativo, concedido pelo TJ-MG, devolveu o cargo à ex-prefeita, que encerrou sua gestão em 31 de dezembro de 2016, deixando a Prefeitura com dívidas milionárias com servidores, fornecedores e prestadores de serviços.
Até o fechamento desta edição, a ex-prefeita Vilma Diniz não havia sido encontrada pela polícia.
Não é descartada a hipótese de que a ex-prefeita esteja em outro país.
MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DO DIA 18 DE JUNHO DO FOLHA POPULAR