Escola oferece cadeira especial para criança de 2 anos com síndrome rara

O instrumento contribui para o conforto pequena Maria Júlia

A pequena Maria Júlia Lacerda, de 2 anos, aluna do Centro de Educação Infantil José de Alencar, em São Gonçalo do Rio Abaixo, conta agora com uma cadeira especial na unidade de ensino.

O equipamento, adquirido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, é um instrumento que contribui para o conforto da criança e poderá ser utilizada por outros alunos à medida que a pequena Maria Júlia for crescendo e necessitar de outros equipamentos para seu desenvolvimento.

O equipamento é ainda benéfico para monitores e professores que lidam diariamente com Maria Júlia, já que a criança precisa estar na postura adequada para aliviar os sintomas da doença.

Ela possui a Síndrome de Rett, mutação genética rara que ocorre de 1 a cada 10 mil nascimentos de pessoas do sexo feminino, no caso de pessoas do sexo masculino é ainda mais rara. Medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e suporte nutricional ajudam a controlar os sintomas, evitar complicações e melhorar a qualidade de vida dos portadores da Síndrome.