O encontro no município contou com visita a Estação Ambiental de Peti
05/05/2025 – Na última quarta (30), aconteceu o Encontro de Integração do Polo Médio Piracicaba do programa Parlamento Jovem 2025. A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo sediou o encontro, recebendo os alunos participantes do projeto, coordenadores e vereadores dos municípios de Catas Altas, Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba e Santa Bárbara.
Os participantes foram recepcionados na Câmara Municipal de São Gonçalo
A recepção aconteceu na Câmara de São Gonçalo, onde o presidente Marlon Tulio Pessoa Costa deu boas-vindas aos visitantes e citou a importância do Parlamento Jovem, que é realizado pela nona vez, no âmbito da sede do Legislativo Municipal. Discursaram também o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o vereador Flávio Silva de Oliveira “Flavinho Terra Branca” e o presidente da Câmara de Itabira Carlos Henrique Filho “Carlinho Sacolão”.
Neste ano, o tema do Parlamento Jovem é “Juventude e Direitos Culturais”.
Parada para foto na Trilha do Vinhático, um dos pontos culturais de São Gonçalo
Após a recepção no Legislativo são-gonçalense, alunos e pessoas envolvidas no programa seguiram para a Estação Ambiental de Peti. Foram divididos cinco grupos para a realização de uma trilha na unidade de conservação ambiental, com a finalidade de conhecer pontos importantes do local. Através da Trilha do Vinhático, da Estação de Pesquisas e do Mirante, os alunos adquiriram conhecimento sobre as histórias de um dos mais importantes pontos culturais de São Gonçalo.
O encontro de integração busca a conexão entre os participantes do programa político, através da troca de informações e vivências entre os participantes de cada cidade.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação cidadã política, organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas. No âmbito da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, o programa conta com a organização da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues.
Os vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo Diego Ribeiro, Edirlei Júnior, Marcos Antônio Bicalho e Maria de Lourdes Guedes também participaram do encontro, além de representantes de câmaras municipais das cidades integrantes do Polo Médio Piracicaba.