Empregados da Anglo aprovam suspensão de contrato

A assembleia para decidir o futuro de cerca de mil trabalhadores da Anglo American em Conceição do Mato Dentro, dia 3 de maio, coordenada pelo Sindicato Metabase, terminou com a aprovação do layoff (suspensão de contrato), sugerido pela mineradora.

O acordo garante aos empregados 100% do salário nominal durante os meses de paralisação, todos os benefícios do acordo coletivo, como cartão alimentação, e inserção em grades de treinamentos para qualificação, com garantia de alimentação e transporte para os locais dos treinamentos.

Outra informação é de que o cronograma das obras do step 3 será mantido e que os trabalhadores no programa de layoff poderão participar de atividades extras para ocupar as horas ociosas.

A assembléia do dia 3 durou todo o dia. O Sindicato informou que compareceram 619 trabalhadores. Destes, 573 aprovaram a proposta, 17 negaram, 24 se abstiveram e cinco votaram em branco.

Anglo não deve voltar a operar neste ano
O Metabase acredita que a Anglo American não volte às atividades principais neste ano. Isso porque a empresa divulgou, em princípio, uma paralisação de 90 dias para os reparos no mineroduto, contudo, na última semana de abril uma determinação de Londres, Reino Unido, sede central da empresa, ordenou que a unidade em Conceição fique parada até o terceiro trimestre, ou seja, até setembro.