Em Santa Maria, governador deve anunciar R$ 1 milhão para reforma de ponte

A ponte é a principal via de ligação entre bairros cortados pelo rio Jirau e possui 30 metros de extensão

O governador Romeu Zema visita Santa Maria de Itabira nesta sexta-feira (3) e na ocasião anunciará recursos para a reforma da ponte do Centro da cidade, danificada na forte chuva ocorrida no mês de fevereiro. O Governo de Minas deve destinar R$ 1 milhão ao município.

Romeu Zema visitou Santa Maria no domingo, 21 de fevereiro, horas após a tragédia

Desde a tragédia de fevereiro o prefeito Reinaldo das Dores Santos tem travado uma verdadeira batalha na busca por recursos para recuperação de áreas danificadas, dentre elas a da ponte da região central. São, ao todo, 27 pontes, estradas rurais, ruas e quadra poliesportiva que foram afetadas. Cerca de 70 famílias ainda estão desabrigadas e recebendo aluguel social da Prefeitura.

“Algumas pessoas até acham que as verbas já chegaram e isso não é verdade, infelizmente”, diz o prefeito Reinaldo Santos

Reinaldo Santos destacou os desafios que o município vem enfrentando. “Desde o primeiro momento estamos empenhados na busca de recursos para recuperação da nossa cidade. Algumas pessoas até acham que as verbas já chegaram e isso não é verdade, infelizmente. O que fizemos foi com recurso próprio que seria usado na execução de várias outras obras. Mas devido a tragédia, tivemos que nos replanejar e focar nas obras de reestruturação”.

Fortes chuvas provocaram deslizamento de encostas, muitos estragos e mortes

O prefeito Reinaldo destacou ainda que precisou ser mais firme no seu posicionamento para conseguir chamar a atenção para os problemas enfrentados em Santa Maria. “Infelizmente precisei me posicionar para que nossa cidade não fosse esquecida”. Reinaldo fez menção a reportagens na mídia e publicações nas suas redes sociais nos últimos dias cobrando das autoridades os recursos prometidos.

  • A ponte

A ponte é a principal via de ligação entre bairros cortados pelo rio Jirau e possui 30 metros de extensão. O acesso chegou a ser liberado, mas um novo recalque foi detectado e a ponte foi novamente interditada. A obra já está em processo de licitação e a Prefeitura iria utilizar recursos que foram destinados aos municípios do acordo judicial assinado com a Vale para a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Com a verba do Governo de Minas, o município vai conseguir recuperar outras áreas que também foram danificadas.

Matéria relacionada:

Zema cumpre agenda em Monlevade, Barão, Itabira e Santa Maria nesta quinta e sexta