Dr. Laércio e Fabrício celebram a entrega de mais 30 escrituras para famílias

Conquista representa um passo significativo na busca pela regularização fundiária no município

Na busca pela regularização fundiária em João Monlevade, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), celebram mais uma importante conquista. Na última sexta-feira (2), foram entregues mais 30 escrituras para famílias que aguardavam ansiosamente pela regularização de suas propriedades. Com os novos documentos, o número de beneficiários no município chega a 175 famílias. A cerimônia de entrega dos documentos ocorreu na Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Novo Cruzeiro.

A entrega das escrituras representa não apenas um papel legal, mas também a conquista de direitos básicos e a realização de sonhos adiados por tantos anos. A cozinheira Helenice de Fátima Eleotério, de 55 anos, fez questão de enaltecer o governo municipal pelo empenho dedicado à regularização das moradias, reconhecendo que, sem o apoio de Dr. Laércio e Fabrício, a conquista desse documento seria uma realidade distante.

Marlete Maria da Silva, de 53 anos, é outra moradora que aguardava há mais de 20 anos pela entrega desse documento tão importante. A felicidade estampada em seu rosto evidenciou o alívio e a realização desse sonho há tanto tempo adiado. “Graças ao comprometimento da administração posso fazer planos”, destacou.

O ajudante de pedreiro Francisco Ribeiro, 62, destacou a importância da regularização fundiária para a segurança e a tranquilidade das famílias. Ao receber a escritura de sua propriedade, ele reforçou a confiança que isso traz em relação ao futuro, permitindo que ele invista em melhorias em sua residência com mais tranquilidade.

Tema prioritário

A regularização fundiária é um tema prioritário para a gestão do prefeito Dr. Laércio Ribeiro e do vice-prefeito Fabrício Lopes, que entendem a importância de garantir o direito à moradia digna e segura para todos os cidadãos.

Dr. Laércio ressaltou a importância desse marco na história do município e agradeceu a todos os envolvidos nessa jornada. Ele reafirmou o compromisso da administração em continuar trabalhando incansavelmente para avançar na regularização fundiária e garantir que todas as famílias tenham seus direitos assegurados. “Nosso compromisso é garantir que todas as pessoas tenham suas casas regularizadas. O governo já está trabalhando nesse sentido e reconhecemos a importância desse momento para as famílias. Estamos empenhados em agilizar o processo e assegurar que aqueles que têm direito às escrituras recebam o documento. Contamos com o apoio de todos vocês para continuarmos realizando esse trabalho”, reforçou Dr. Laércio.

O vice-prefeito destacou a relevância social desse processo, ressaltando que a regularização fundiária promove a inclusão e a valorização das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Esse é um momento de sonho realizado. Essa ação que presenciamos hoje nos inspira e nos dá força para continuar. Nosso objetivo é transformar a vida de vocês. Tenho certeza de que juntos conseguiremos ainda mais conquistas”, ponderou Fabrício Lopes.

Já o chefe do setor de Habitação da Prefeitura de João Monlevade, Antônio Batista Miranda Contrapino, um dos grandes líderes Movimento Moradia Popular (antigo Movimento dos Sem-Casa) nos anos 1990, relembrou a luta do movimento e o envolvimento ativo da Igreja Católica, por meio dos padres monfortinos Luiz Augusto Stefani e Luciano Andreol. Ele também enfatizou que o processo de regularização fundiária continua. “O prefeito e o vice nos orientaram a continuar a legalização fundiária”, disse. O presidente do Movimento Moradia Popular, José Lino Tavares, completou: “a administração municipal reafirma seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente para concretizar esse direito básico e essencial, contribuindo para uma cidade mais justa para todos”.

Emenda

Presente à solenidade, o assessor do deputado federal Leonardo Monteiro (PT), Victor Dell’orto, informou que o parlamentar destinou emendas no montante de R$ 350 mil que foram usadas para a liberação de parte das escrituras de regularização fundiária. “O valor está sendo muito bem administrado pela Prefeitura”, destacou o assessor que também anunciou o montante de R$ 370 mil, também em emenda parlamentar, que devem ser usados para aquisição de mobiliário e equipamentos para escolas. “Essa iniciativa do deputado Leonardo Monteiro demonstra o compromisso e o apoio significativo que ele tem dedicado ao desenvolvimento e fortalecimento de João Monlevade”, finalizou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade a diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Dulcinéia Martins; o vereador Leles Pontes (Republicanos); o chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva; a assessora de Comunicação e Relações Públicas, Elisângela Bicalho; a secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais e o diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins.