O Santa Maria Esporte Clube (Smec), clube social e esportivo de Santa Maria de Itabira, apresenta breve balanço das ações da gestão 2015/2018.
Nestes quatro anos, o clube, que se mantém por meio de mensalidades dos sócios, realizou melhorias internas, como manutenção do campo, pintura, pequenos reparos na estrutura física, colocação de bancos para comodidade dos sócios e frequentadores, manteve, com destaque, o clube em torneios locais e regionais, como as categorias amador e máster de Itabira, sendo destaques nas edições de 2015 a 2018, ampliou de cinco para oito o número de lojas locadas na área externa do Smec, renovou parcerias com a Fundação São Francisco de Assis e Prefeitura para projetos sociais, e realizou a tão sonhada cobertura da quadra de esportes do clube, com recursos próprios.
Para o esportista e presidente do Smec, Marcelo Coelho da Fonseca, as ações foram realizadas de forma criteriosa em consenso com a diretoria. “Quando assumimos a direção do clube, sabíamos dos desafios, que não eram poucos, mas com apoio de toda a diretoria posso dizer que concluimos a gestão 2015/2018 com o sentimento do dever cumprido, inclusive com a cobertura da quadra, um presente para o torcedor nestes 100 anos de história do clube, fato que acabou nos reconduzindo ao cargo para a gestão 2019/2022, que vamos assumir com a mesma responsabilidade, zelo e união para continuarmos a fazer do Smec vitrine dos esportes regionais”, diz Marcelo Coelho, agradecendo a diretoria 2015/2018, composta pelo vice-presidente, Sander Dias; primeiro secretário, Leonardo Duarte; segundo secretário, Anísio Procópio; primeiro tesoureiro, Edy Martins; segundo tesoureiro, Édson de Assis; diretor de futebol, Éderson Guerra, dietor de patrimônio, Paulo César; diretor social, Diogo Santos; presidente do conselho, Joaquim Délcio; conselho fiscal, Ivaci Teodoro; Élcio Ferreira e Edilson Pìres; suplentes, Giovani Rosa, Marshal Neves e Adilson Figueiredo.
Estádio Francisco Samuel completa 100 anos
Palco de partidas de futebol históricas, o Estádio Francisco Samuel, parte integrante do Smec, completa em junho 100 anos de fundação.
Não é tarefa fácil apontar a vitória, ou o título mais glorioso conquistado no estádio, pois são muitos neste último século, fato que garante ao Smec respeito e admiração na microrregião.
Marcelo Coelho resume que é a paixão pelo esporte que explica a dedicação em doar tempo para deixar acesa a chama do clube que carrega, com muito orgulho, o nome de Santa Maria de Itabira.
Nova diretoria
A nova diretoria foi eleita no último mês de dezembro e já foi empossada para um mandato de quatro anos, 2019/2022, em cerimônia no clube.
O atual presidente, Marcelo Coelho da Fonseca, foi reconduzido ao cargo de forma consensual entre os sócios e diretores. Como vice assume desta vez José Aparecido Alves, “Pico”; primeiro secretário, Leonardo Duarte Pires; segundo secretário, Edy Martins Soares; tesoureiro, Édson de Assis Duarte; diretor social, Euller de Alvarenga Duarte; diretor técnico, Diago Santos Oiveira; diretor de patrimônio, Ederson Guerra de Assis; conselho fiscal efetivo, Magton de Carvalho Muzzi; Marshal Neves Lucindo e Giovani Rosa Bittencourt; suplentes, Paulo César de Assis Lage, João Alves e Anderson Procópio.