As irmãs comerciantes Alessandra da Silva Mayrink e Nilce da Silva Maryrink aderiram à Campanha do Maio Laranja
Denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes aumentaram durante a pandemia da Covid-19. A informação é da coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Tatiana Meireles. De acordo com ela, somente nos três primeiros meses deste ano, as denúncias superaram o ano inteiro de 2020.
De janeiro a abril deste ano, foram registradas oito denúncias de abuso contra crianças e adolescentes.
Porém, no ano que iniciou a pandemia da Covid-19, em 2020, foram 23 notificações, sendo que em 2019, foram seis.
“Acredito que o aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes neste momento da pandemia da Covid-19, se dá pelo fato de que as crianças estão reclusas em casa”, comenta Tatiana. Ela reforça a importância de que se estabeleçam reflexões e observações envolvendo crianças e adolescentes, lembrando que a grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, o agressor convive diretamente com elas.
Para a secretária municipal de Assistência Social do município, Marinete Morais, é importante denunciar e fortalecer junto aos órgãos de proteção o cuidado com as crianças e adolescentes. “O Creas está promovendo e atuando diretamente nessa Campanha [Maio Laranja] porque visa o trabalho com as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos”, explica.
Marinete pontua que neste ano, o Creas ampliou seu quadro técnico, com a contratação de mais uma psicóloga e de mais uma assistente social para atender as demandas.
Como denunciar – Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, ou especificamente de violência sexual (abuso ou exploração sexual), é necessário acionar o Disque Direitos Humanos – (ligue 100).
A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. Ou ainda o Conselho Tutelar de João Monlevade pelo telefone 3851-3032 ou a Polícia Militar (190).
Campanha – A Campanha do Maio Laranja faz menção ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, que foi celebrado no dia 18 de maio. Essa Campanha tem por objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. Em João Monlevade, a Campanha está sendo promovida pelo Creas, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social, além do apoio do comércio local e organizações da sociedade civil.
Live – A Associação Mulheres em Ação (Ama) reforça essa Campanha e de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes e realiza nesta quinta-feira (20), às 19h uma live no instagram da entidade @amajoaomonlevade. A live será com a presidente do Conselho Tutelar de João Monlevade, Lícia Cota; a coordenadora do Creas João Monlevade, Tatiana Meireles; a delegada responsável pela Delegacia da Mulher e Proteção à Infância e Idoso, Camila Alves e a presidente da Ama, a advogada Elivânia Bráz.