Moradores fecham as janelas com auxílio de plástico ou forro de cama para tentar amenizar o problema
- Matéria atualizada no dia 10 de abril
A demora para recompor o calçamento da rua João da Silva Maia (rua das cachoeiras), levado pelas chuvas no início deste ano, está causando revolta nos moradores de São Sebastião do Rio Preto, conforme vídeos e fotos enviadas para a reportagem do Folha Popular.
O morro está na região central e recebe todo o fluxo de veículos da cidade ou que se deslocam para vários outros municípios, com isso, os moradores têm sofrido com o grande volume de poeira gerado, que aumenta com a falta de chuvas. De acordo com eles, a poeira tem afetado casas e o comércio da comunidade, além de trazer prejuízos à saúde.
Desde o início do ano a população tem contado apenas com um carro pipa, disponibilizado pela prefeitura para atender toda a comunidade, e mesmo assim à noite, o que acaba não conseguindo resolver o problema. Com isso, os moradores ficam incomodados com a tosse constante e a sujeira que se acumula até mesmo dentro de casa, segundo relatou uma moradora em vídeo enviado ao Folha Popular.
Os moradores reclamam do descaso e pedem que algo seja feito para amenizar o problema que tem afetado a todos moradores.
“Já pedimos para o Célio (vereador Célio Almeida da Silva) e o ofício está aí. O Célio pediu, mas o problema tá aí. Não fizeram nada”, denunciou a moradora.
Ela sugere que o caminhão pipa seja enviado uma vez ao dia para o local para resolver o problema que atinge principalmente as crianças e os idosos, que estão sempre mal com tosse e problemas respiratórios.
As casas ficam tomadas pela poeira fina. Para tentar amenizar o problema, as pessoas colocam plástico nas janelas. Além de comprometer a ventilação das residências, o artifício não resolve.
O Folha Popular enviou, na quinta-feira (30), a denúncia ao assessor de imprensa da Prefeitura, questionando sobre projetos do prefeito Sebastiao Expedito Quintão de Almeida (PSD) para resolver o problema, contudo, a reportagem ainda não obteve o retorno prometido.
PREFEITURA ENVIA, NO DIA 10 DE ABRIL, NOTA OFICIAL:
- A Prefeitura de São Sebastião do Rio Preto esclarece que todo o planejamento de revitalização do morro da cachoeira, que dá acesso à cidade, está em curso e será executado o mais breve possível.
- A necessidade de urgência da obra é entendida pelo governo, porém, é importante elucidar que todo processo público advém de um rito, desde o planejamento, passando pelo processo licitatório até a execução do proposto.
- A Prefeitura ressalta ainda aos moradores e visitantes que todo o trabalho está em andamento para melhor execução da obra, no objetivo de trazer conforto, segurança e a melhor locomoção para os pedestres e motoristas que transitam no local além dos moradores nas proximidades.