Copasa em Santa Maria assina compromisso com o Ministério Público

Ministério Público determinou que a Copasa resolva problemas gritantes em relação ao abastecimento de água na cidade

Colecionando queixas devido ao péssimo serviço de fornecimento de água em Santa Maria de Itabira, a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) foi intimada no dia 4 de março pelo Ministério Público Estadual (MPE), para resolver problemas em relação ao abastecimento de água na cidade.

Além de representantes da Copasa, a audiência contou com a participação do prefeito Reinaldo das Dores Santos e do presidente da Câmara de Vereadores, Jair Lino de Carvalho Lage.

Conforme determinado pelo MP, a empresa terá que apresentar até meados de junho (100 dias) um mapa com a divisão dos setores de abastecimento em zonas de pressão, indicando a população de cada setor, reservatório responsável pelo abastecimento, suas cotas altimetrias, a área de influência, bem como as medições das vazões direcionadas para cada setor.

Terá que apresentar também um relatório de pelo menos um mês de monitoramento das pressões em pontos das redes situadas nas ruas que apresentam problemas de abastecimento de água, devendo realizar o monitoramento pelo menos três vezes ao dia em períodos distintos e por fim, em um prazo de 60 dias, terá que apresentar ao Ministério Público um estudo para solucionar as reclamações do prefeito Reinaldo Santos e do presidente da Câmara, Jair Lage que, em períodos de cheia do rio, a bomba que capta a água fica submersa, paralisando o abastecimento.

  • Concessão vencida

A Copasa em Santa Maria de Itabira está com o contrato de concessão para o serviço vencido desde 2015. As reclamações devido a má qualidade dos serviços, e descaso com a população, têm gerado discussões inflamadas.

No mês de fevereiro deste ano, a Prefeitura promoveu audiência pública para registrar sugestões de moradores em relação ao novo contrato de concessão. Poucos compareceram. O próximo passo agora é publicar o Edital de Chamamento Público, que prevê um novo contrato, solicitando investimentos e obrigações à empresa interessada na concessão.

Ligue no 115

O prefeito Reinaldo Santos pediu recentemente para que os moradores registrassem suas reclamações no 115, suporte da Copasa. Isso ajudaria o Município em uma ação mais contundente contra a empresa.

Veja matérias relacionadas:

https://ofolhapopular.com.br/noticias/regiao/audiencia-publica-em-santa-maria-discute-concessao-para-fornecimento-de-agua/

https://www.facebook.com/ofolha/videos/1669946290012073