A Cooperativa Arte Forma, composta por mulheres que trabalham na confecção de formas artesanais de papel, fundada em 30 de junho de 2016 no município de Morro do Pilar, segue com o propósito de oferecer renda extra às mulheres.
Registrada formalmente em 23 de fevereiro de 2017, a cooperativa tem se empenhado em trabalhar de forma participativa na produção artesanal de formas para bolo redondo, inglês e panetone, além de outras embalagens de papel e papelão.
Através dos princípios do cooperativismo, a Arte Forma busca condições para que suas cooperadas trabalhem em suas residências e assim, ampliem o orçamento familiar sem se afastarem de seus filhos e das atividades domésticas, aumentando a auto-estima, o empoderamento econômico e social.
HISTÓRICO
A presidente da Ate Forma, Amanda Graziele da Silva, conta que a ideia de fundar uma cooperativa começou quando um pequeno grupo de mulheres se reuniu para melhorar a renda familiar, proposta rapidamente apoiado pela Associação de Moradores, Agricultores e Apicultores da Lapinha (Amalapinha).
“A Amalapinha acreditou na ideia e comprou uma máquina de corte de papel e matéria prima para que o grupo pudesse começar a trabalhar. No inicio as dificuldades foram muitas, principalmente para desenvolver os primeiros modelos, conseguir clientes e manter a qualidade dos produtos. Com o tempo, aquela pequena semente que foi regada, começou a dar frutos até que, em 2017, o Projeto virou a Cooperativa Arte Forma, com registro oficial”, conta Amanda Silva.
Atualmente toda a produção da Arte Forma é vendida para clientes de Belo Horizonte e região.
O objetivo é continuar crescendo e cooperando mais mulheres para continuar gerando renda e melhorando a economia do município.
Para saber mais sobre a cooperativa, entre em contato pelo www.arteforma@outlook.com.