Nessa quarta-feira, 6, a Câmara Municipal de João Monlevade homenageou a empresa Construtora Helmo Ltda com a entrega da Moção de Aplausos. A homenagem é de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante), como reconhecimento do povo monlevadense pelos relevantes trabalhos que a empresa vem realizando, contribuindo na fomentação de emprego e renda para o município e região.
Em discurso, o proprietário da empresa, Gil Carlos Soares Teixeira, agradeceu ao vereador Bruno pela indicação e aos demais vereadores pela aprovação da Moção. Ele também agradeceu e enfatizou a participação de todos os funcionários da empresa. “Atualmente temos 330 colaboradores, sendo 215 aqui da região. Se não fosse a minha equipe, nós não estaríamos no mercado até hoje. Agradeço aos parceiros e clientes pela confiança”, falou.
O vereador Bruno Cabeção falou da satisfação em poder homenagear à Construtora e aos funcionários. “Um dos motivos que me fez sugerir esta homenagem, é a história de vida do Gil, sempre humilde e trabalhador. A empresa Helmo gera empregos, proporciona dignidade aos trabalhadores, traz arrecadação para nossa cidade e isso tem que ser reconhecido”, falou. Bruno ainda lembrou que “infelizmente o vereador pode indicar apenas uma moção por ano, mas a empresa Helmo está representando todos os empreendedores do município”.
O presidente do Legislativo, Gustavo Maciel (Podemos), relatou que conhece o proprietário da empresa há muito tempo e que é uma alegria poder homenageá-lo. “Parabenizo o Gil Carlos pelo espírito empreendedor e por contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, com a geração de emprego e renda para nossa população. Parabenizo também pela preocupação que a empresa tem em promover segurança aos funcionários, qualidade do serviço e investimentos em tecnologia na área da construção civil”.
Sobre a Construtora
A Construtora Helmo foi fundada em 23 de maio de 1991 por Antônio Maria Marques e Wiliane Aparecida Marques.
Desde então, a empresa investe em segurança, qualidade e tecnologia com o objetivo de atender toda a demanda na área da construção civil.
Meses depois, o engenheiro civil Jarbas Martins de Souza assumiu as cotas de Wiliane, passando a atuar ativamente na gestão da empresa, tornando-se sócio majoritário e mais à frente, gestor único da construtora.
Em 2001, Gil Carlos Soares Teixeira foi contratado como Técnico em Segurança do Trabalho. Após se destacar no desenvolvimento de suas atividades, passou a atuar no setor de engenharia da construtora, culminando com sua promoção como Gerente de Produção.
Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos dentro da Construtora, Gil Carlos teve suas quotas ampliadas. Em 2016, o Paulino Soares Teixeira, pai do Gil, ingressou na sociedade, conferindo a Gil o título de Gestor da empresa Jarbas permanece na Construtora Helmo como engenheiro responsável e Consultor.
Em 1998, a Construtora concretizou o primeiro contrato com a Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal Monlevade.
A primeira obra da Helmo fora do estado de Minas Gerais ocorreu em 2006, ano em que a Companhia Siderúrgica de Tubarão contratou a Construtora para a execução de serviços em sua unidade no Espírito Santo.
Dentre as empresas atendidas pela Construtora está a AngloGold Ashanti e Odebrecht, hoje BRK Ambiental. A Helmo também assina obras imponentes como os prédios da Mina do Andrade, o Galpão Testemunho, entre outros.
Em 2016 a empresa foi reconhecida pela ArcelorMittal como destaque, recebendo o Prêmio Joseph Hein de Excelência em Saúde e Segurança. Esse título se repetiu no ano de 2018.
Hoje, a Construtora conta com mais de 260 colaboradores em várias cidades como Nova Era, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bela Vista, Barão de Cocais, Nova Lima, Caeté e Sabará.