Os membros do Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo visitaram na manhã de terça, 26, um dos bens tombados pelo município, a Fazenda Brejaúba. Na ocasião foi apresentada a proposta de restauração do guarda corpo da edificação para se adequar às normas de segurança e continuar recebendo visitantes. Eles também tiveram uma contextualização histórica da Fazenda, através do servidor, Rinaldo Alves Martins.
O secretário de Cultura e presidente do Conselho, Aulus Rodrigues ressaltou a importância do bem cultural e que a visita foi válida para que os novos membros tivessem conhecimento do seu papel como responsável pela preservação do patrimônio são-gonçalense. Também a servidora do Setor de Patrimônio, Márcia Maria dos Santos Dias, integrante do conselho por quatro anos comentou sobre o grande aprendizado durante o período e sugeriu que os membros recém empossados tenham compromisso com as reuniões e demais atividades desenvolvidas.
A Fazenda Brejaúba teve seu tombamento aprovado em julho de 2006 quando comprovada sua importância para a preservação da memória da cidade e até nacional, já que a mesma foi moradia do sexto presidente da República brasileira, Afonso Pena.